Solia e contexto: par perfeito

Embebida de versos de amigos (novos e antigos), quis, num momento de pura inspiração, ESCREVER...

Com o dicionário à frente, porque pesquisei uma palavra para entender o poema de um recantista, abri-o "ao acaso", caindo na página 1607 de "Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa", Ed. Nova Fronteira, 2ª edição, 32ª reimpressão.

"Solia" foi a palavra que estava na mira atenta de meus olhos brasileiro-nipônicos, íris negra - cor do universo sem fim. "Solia" veio bem a calhar: "Substantivo feminino. 1. Antigo tecido de lã. 2. Vestuário feito com este tecido." Imagine, leitor, que "solia" foi a gota d´água no meu copo de palavras, cheio até boca, transbordando e derramando sobre o teclado negro com letras brancas, como o piano à espera das notas combinadas da composição criativa de seu músico.

E não pense que "solia", nada tem a ver com minhas experiências. Siga o roteiro:

1) Faz frio aqui no Rio de Janeiro. Tem até feito sol, mas o corpo do carioca tem registrado o gelar do vento. Vestimos lã, pelo menos, de vez em quando;

2) Por incrível que possa parecer, eu conheço uma senhora que se chama Solia. É uma pessoa de coração bom, que aquece todos aqueles que a cercam, sempre sorridente, mãe e avó dedicada, e cristã efetiva na seara da vida;

3) Texto: eis que agora escrevo! Tudo tem a ver com "solia". Texto. [Do latim ' textu', ' tecido']. Substantivo masculino. 1. Conjunto de palavras e frases escritas. Texto e solia são os fios de uma tecelagem única, que se entrelaçam e tomam forma, cores, cheiro... e vão preenchendo espaços vazios... a emoção vai tomando conta e depois dá conta de emocionar quem lê. Amo escrever!

4) Leitor, de quando em vez, deixe-se aquecer "soliamente" pela "textura" inigualável da obra de um tecelão (ou tecelã) que dedica sua vida (ou parte dela) às suas produções mais sensacionais, incríveis e surpreendentes. Cada um de nós é uma caixinha de surpresas.

20/08/2007

Erika Ferraz Ueoka
Enviado por Erika Ferraz Ueoka em 20/08/2007
Reeditado em 28/08/2007
Código do texto: T616395
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.