A PRIMEIRA IMPRESSÃO

É muito comum ouvirmos a expressão “a primeira impressão é a que fica”. Pode ter muita verdade na afirmação, mas não deixa de ser algo perigoso. Devemos sempre ter a precaução de não nos deixarmos ser influenciados pela análise superficial de alguém com quem nos deparamos pela primeira vez.

Num primeiro contato, inconscientemente, formamos a impressão inicial da pessoa a quem estamos sendo apresentados. A aparência física, a postura e a forma de se comunicar, são determinantes para que nosso cérebro, em instantes, determine, ao nosso olhar, a personalidade do outro. Pode acontecer a simpatia ou antipatia à primeira vista. Essa avaliação preliminar tem dificuldades de ser desfeita, porque somos convencidos pela “primeira impressão” das características de personalidade do interlocutor.

Daí a importância de sempre oferecermos outras chances de apresentação, para que consolidemos a imagem verdadeira de alguém. Não permitir que “a primeira impressão” seja definitiva. Pode ocorrer o risco de sermos seduzidos pela empatia ou induzidos a julgamentos precipitados por circunstâncias que desconhecemos na oportunidade.

De qualquer forma devemos considerar essa manifestação emocional como algo que tem força para definir nossa vida. Por isso mesmo, precisamos estar preparados para o primeiro encontro, qualquer que seja o ensejo ou a motivação. Causar boa impressão é essencial para que conquistemos as pessoas. O sorriso permanente, a comunicação verbal e gestual adequadamente colocada, atenção e respeito expressos no primeiro diálogo, farão com que a imagem transmitida a nosso respeito seja bem concebida. Irradiar simpatia e espantar a timidez no primeiro contato, com certeza, ajudará muito a fazer com que o outro nos veja com aceitação.

Portanto, sejamos cuidadosos no objetivo de produzir uma boa primeira impressão a nosso respeito, mas sejamos também cautelosos nas nossas avaliações sobre alguém, definidas pela “primeira impressão”. Não custa dar uma nova chance a quem não conseguiu nos conquistar no primeiro momento.

• Do livro “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”,.

--

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 08/11/2017
Código do texto: T6166040
Classificação de conteúdo: seguro