A Bruxa e o Guarda-Roupa

Sempre foi uma mulher de decisões, ainda pequena já escolhia o que queria vestir, combinava sapatos e roupas com maestria, o que a tornou independente da mãe já na adolescência. Suas escolhas de roupas eram bem vindas entre as amigas, algumas sequer compravam algo sem pedir conselhos a ela, tornou-se uma conselheira de moda.

Seu bom gosto estava ligado diretamente à autoestima que tinha de si, era uma mulher sensual e sabia usar disso nas escolhas das peças. Aprendeu a valorizar suas curvas e também cada detalhe de seu corpo, mesmo aqueles que não lhe agradavam muito, como toda mulher.

Conheceu diversos homens, com alguns teve romances explosivos e apaixonados, como outros foram apenas momentos das quais gostaria nem de se lembrar, até que se casou. Hoje é mulher madura, filhos adolescentes e exerce responsabilidade no seu trabalho, é ativa, gosta do que faz, mas aos poucos foi se percebendo de um pequeno problema construído dia a dia – o seu guarda-roupa mais parecia o porão de uma bruxa.

Há um ditado que diz: se quiser manter arrumada sua vida, mantenha arrumado seu guarda-roupa, e era esse seu problema, desde que passou por um processo de depressão nunca mais conseguiu manter seu guarda-roupa arrumado. Chegou mesmo a contratar uma personal organizer, mas não conseguiu dar prosseguimento ao projeto, vê-la mexendo em seu guarda-roupa lhe trouxe muita angustia e ela cancelou o serviço.

“No meu quarto desarrumado, salto alto e jeans jogados. Eu preciso achar espaço”, canta Erikka Supernova. A psicologia costuma associar a desorganização com problemas de saúde e depressão, aos poucos a pessoas perde a vontade de realizar tarefas simples e estes vão se acumulando até virar um caos completo: reflexo dos sentimentos. “No meu quarto desarrumado, meus segredos estão guardados, só eu sei onde achar o sonho que você foi um dia”, continua a canção de Erikka Supernova.

Guarda-roupa desarrumado é energia parada, diz o Feng Shui, impossibilita a renovação e não permite a resolução do problema emocional que incomoda. Problema esse que está passando despercebido, mas que pode estar relacionado a uma insatisfação com o emprego, com as mudanças ocorridas com o crescimento dos filhos ou com a própria vida sentimental. É preciso arrumar o guarda-roupa para que os pensamentos voltem a se renovar.

O nosso guarda-roupa reflete a nossa personalidade e representa muito do que somos e o que queremos ou não mostrar para o mundo. É neste móvel que está contida grande parte dos objetos que mais nos representam, pois é com as peças contidas dentro deste objeto que iremos nos mostrar ao mundo, passando uma imagem real ou moldada.

Guardar cada peça de roupa que já possuiu, embora já não sirvam e nem tenham nenhuma utilidade, só demonstram que existe um imenso valor sentimental e isso faz você estar ligado ao passado através de suas peças. É preciso olhar para tudo que há no guarda-roupa, até mesmo aquelas lingerie que lhe trouxeram momentos inesquecíveis de amor e volúpia, e ver que, embora essas peças lhe tenham trazidos muita alegria, elas já não combinam mais com você

Talvez você tenha ficado mais velha, talvez porque seu corpo mudou, ou talvez porque simplesmente já não encaixa mais, está fora de moda. Então esse é o momento de decidir o que fazer com essas peças, precisam seguir adiante e só assim você conseguirá fazer o mesmo para as pessoas que lhe marcaram no seu passado e que estão presas ainda em seus pensamentos, só assim conseguirá superar problemas-chave psicológicos que seu guarda-roupa pode estar trazendo à luz no seu dia-a-dia.

Arrumar seu guarda-roupa vai melhorar sua autoestima e seu humor, separar e doar aquelas roupas que não estão sendo usadas ou que não estão servindo mais, doando para pessoas que realmente necessitam e sentirão gratidão pelo que estarão recebendo. Você viverá momentos de felicidade interna e isso é duradouro, pois fazer o bem faz bem. Só não se esqueça de manter essa regra: sempre que uma peça entrar, duas precisam sair e isso tem valor simbólico, pois deixar um espaço vazio garante que a vida nos presenteie e assim sempre teremos um espaço para guardar o presente recebido, esquecer o passado ressignificando ele faz você viver melhor o seu presente.

Guarde isso em sua mente, toda peça nova que entrar no seu guarda-roupa pode ser a saída daquela roupa que você não usa mais e, dessa forma, a renovação daquela energia estagnada que lhe causava tanto desprazer. Renove sua vida, desfaça de seu passado, e arrume seu guarda-roupa.

Jairo Carioca, escritor e psicanalista, autor do livro "Crônicas de um divã Feminino" pela editora Autografia e que já se encontra à venda nas melhores livrarias e não se esqueçam do lançamento hoje na Casa de Cultura em Nova Iguaçu.

Jairo Carioca
Enviado por Jairo Carioca em 08/11/2017
Código do texto: T6166049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.