Não se faz mais políticos como antigamente

Veja o que fala o escritor e historiador Lauro Pinto no programa Memória Viva da TV Universitária, sobre o governador ANTONIO DE SOUZA:

“Antônio de Souza de Souza era um governador muito emproado. Andava sempre de branco, era um homem muito alinhado. Usava bengala e era ‘caxias’ ao extremo. Tudo dele tinha que ser ali, na hora”.

E conta o seguinte ocorrido:

Ele (Antônio Souza) todo ano ia invernar lá onde ele tinha uma fazenda, não me lembro agora o nome. Passava o governo ao vice-governador e ia para casa. No dia seguinte tomava o fordizinho bigode e ia invernar.

Um dia ela passou o governo – se não me engana a memória – para o Dr. Augusto Leopoldo, que era o vice-governador, e foi para casa.

Às cinco horas da manhã, chega o chofer do Estado, buzinando.

- O que é?

- Senhor Governador...

- Não sou governador, o governador é o doutor Augusto Leopoldo. Ontem, até às três horas da tarde eu era o governador.

- Está aqui o carro para Vossa Excelência ir...

- Não. O carro é do Estado e eu não posso me servir do carro do Estado para ir para um passeio meu.

E não aceitou o carro do Estado. Era um homem nessas condições. Morreu paupérrimo. Tão pobre que o Estado dá uma pensão a duas irmãs dele solteiras. Era um homem honestíssimo”.

NOTA: Sobre o ex-governador do RN (duas vezes) e escritor Antônio de Souza, tratamos em outros artigos deste Blog.

Djahy Ferreira Lima é contador e advogado.

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 11/11/2017
Código do texto: T6168409
Classificação de conteúdo: seguro