O PREÇO DO GÁS

Faz um tempo fui no sapateiro e quando ele me passou o preço do conserto me senti o homem mais rico da terra. Hoje, por sua vez, me senti um pobretão. Sabe por que? Fui comprar gás. Dois botijões R$140,00. Alegria de pobre dura pouco mesmo.

Não sou muito de comprar gás não, geralmente quem faz essa parte é a Patrícia. Só pra se ter uma ideia o último botijão que comprei, paguei R$27,50. Foi num domingo. Não sei na sua casa, mas na minha o gás sempre acaba no domingo na hora do almoço.

Pois é , pensei que fosse pagar uns R$40,00 . . . tudo bem R$50,00, mas R$70,00 , perai!!!

Sempre me pego imaginando qual seria a sensação de ganhar sozinho na mega sena. Teria que ser um valor bem alto, uma pequena fortuna, pra lá dos 20 milhões.Se for pra sonhar mixaria fico acordado.

Sei que o dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele traz tanta incomodação.

Na verdade fico pensando como seria minha vida se fosse milionário. Quais seriam minhas preocupações? Meus objetivos seriam os mesmos? Acordaria na mesma hora, dormiria cedo? Como seriam minhas segundas feiras?

O dinheiro transforma as pessoas, isto é fato, a questão é para qual lado esta transformação me levaria. Ficar rico não é fácil, manter-se rico e íntegro deve ser mais difícil.

Mas me imagino milionário, é muito bom.

Num dos meus sonhos de extravagâncias vejo-me chegando , milionário , no local que vende gás. Desceria do meu carrão passaria os olhos com ar de deboche pela pilha dos mesquinhos botijões, insignificantes.

- Tem gás? – perguntaria

- Setenta o botijão, vai querer um? - responderia o vendedor com ar inquiridor de superioridade sem disfarçar a ironia

Não perguntei o preço, pensaria.

- Dois.Vou querer dois – respondo com soberba.

Ele muda a fisionomia, não levava muito fé na venda. Os outros vendedores fazem ó ó ó.

- Pode colocar no porta malas? – arremato e ele se dá conta que é verdade.

Daria três notas de R$50,00, ele insinuaria me dar dez de volta e eu responderia:

- Pode ficar com o troco. . . Mazááá!!!!

Os outros vendedores repetem o ó ó ó

Entraria no carro e iria embora sem olhar para traz.

É , caro leitor , infelizmente a realidade não é tão doce como gostariamos que fosse. Nossos sonhos são metas , não certezas absolutas. Por mais que o desejamos não é garantia de êxito.

Riqueza , saúde , beleza , mulheres estonteantes, dois botijões de gás. Sonhos apenas sonhos.

Um botijão apenas. Apenas um. . .Um dia quem sabe.

Só nos resta sonhar.

Imagino até a trilha sonora para a cena.

O vendedor ainda surpreso conta as notas , coloca no bolso sem entender patavina enquanto eu e os dois botijões desaparecem na paisagem lentamente sob o sol escaldante de uma tarde quente de domingo pela estrada de chão da Barbacena.

Os vendedores continuam fazendo ó ó ó.