A FALÁCIA

A FALÁCIA

Temos dificuldade em distinguir quando um discurso ou enunciado caracteriza-se pela falácia. Essa marca do engano induzido se faz presente em muitas das mensagens políticas de candidatos a cargos eletivos, em notícias divulgadas na mídia ou em peças publicitárias. Todas em razão da necessidade de persuadir, convencer, conquistar pessoas ou grupos.

São formatados inteligentemente. No entanto fundamentados em argumentos quase sempre inconsistentes ou falsos, mas capazes de conduzir a conclusões erradas. Em geral fogem do respeito à lógica honesta, manipulando evidências, nascendo de raciocínios fraudulentos. Têm aparência de corretos, mas não são.

Evitar cair nessas armadilhas discursivas é importante para que não nos vejamos em situações desagradáveis de ludibrio ou burla. É recomendável não acreditar, num primeiro momento, em tudo o que se lê ou ouve. A intenção de iludir os incautos em plena consciência, na apresentação de argumentos presumivelmente verdadeiros, é a prática do sofisma, uma espécie de falácia.

Existem pessoas extremamente habilidosas, no uso de alegações falaciosas, na busca do alcance dos seus objetivos. São indivíduos inescrupulosos que não se envergonham em utilizar de mentiras para se parecerem convincentes. Sabem identificar possíveis vítimas dos seus ardis verbais. Essas figuras não são identificadas com facilidade, até porque possuem grande poder de convencimento, fazem da retórica uma arma de sedução, apresentam-se como pessoas de boa índole. O mais prudente é aceitar o aconselhamento de que se deva dar atenção cuidadosa à informação recebida, antes de considerá-la plausível.

Do livro SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 15/11/2017
Código do texto: T6172827
Classificação de conteúdo: seguro