Caderno de Caligrafia do Russo

Comecei a estudar Russo, e tenho um caderno de caligrafia para aprender a desenhar as letras do alfabeto cirílico. Quando faço as tarefas no caderno, eu me sinto como uma criança sendo alfabetizada. Com a diferença de que, naquele tempo, as coisas pareciam mais simples. Aquelas eram todas as letras do universo, e eu estava começando a treinar coordenação motora fina e agora tenho que readestrar o cérebro. Baba Yaga, não é borsch!

A professora já tinha dito que a primeira grande barreira seria esse bendito alfabeto cirílico. São 33 sinaizinhos, alguns até parecidos com os nossos. É que o tal Cirilo juntou partes dos alfabetos latino, grego e hebraico. Dizem que essa foi a primeira salada russa. Parece que tem várias letras que já conhecemos. #SóQueNiet. É Trotsky. O que a gente desenha B pronuncia v, o desenho C tem som de s, o desenho Y soa como o nosso u, e o E pode soar qualquer coisa entre e, i, iê ou iô. Tolstoi Dostoievski! E ainda nem tomei minha vodka! E tem mais, que a Rússia é bolshoya: o H soa N, o X - pasmem! - tem som de RR! Já o P é o R sem perninha - como o do Capitão Rodrigo na cara do fulano. Ao menos o K e o T são caligrafados e pronunciados como os nossos, mas nem o A E I O U se salvam, só A e O.

Já falei que os russo têm números nesse alfabeto louco? É sério, olha ali no caderninho. Ou pergunta ao Gogol. Estão lá o 3, o 5 e o 6. O 3 é para ser o nosso Z, só que o desenho é um Z minúsculo sem barriga. Para memorizar isso, eu penso trezzzz. O 5 é o nosso B, mas é um 5 meio estiloso, ele tem a barriguinha quase fechada. E o 6 é para ser o 5 minúsculo, ou o nosso B minúsculo. Putin Kasparov! Imagina crianças russas aprendendo isso. Talvez digam a elas que o Pai Natal e a Donzela de Neve vão trazer presentes para quem sabe o alfabeto. Ou talvez quem não sabe seja ameaçado de degredo na Sibéria.

Algumas crianças nossas têm uns pegas com o N, o R, o S e o Z, que teimam em ficar espelhados na caligrafia. Rasputin Kournikova! Meu problema foi o N. E meu nome tem N, então logo recebi estímulos stalinianos para desenhar esse cretino do lado certo: primeiro sobe reto, depois desce para o lado, e sobe reto de novo. Já em russo, o som do nosso i é desenhado como um N, só que virado! Anos depois de ter penado como um mujique para aprender o N, agora o certo é o contrário: desce reto, sobe para o lado, desce reto de novo. Lênin Gorbatchev! E se não bastasse, ainda pior é caligrafar o iá, o R virado típico russo.

E desenhar as letrinhas dos chiados dos eslavos, os milhões de pessoas desse país do tamanho de Plutão? Tem letra que é uma bolinha, tem bolinha cortada no meio, triângulo, tridente, tridente com rabicho, forca e até asterisco. Yeltsin Tchaikovsky! E tem mais, vai treinando: tem letra que é um portal (sobe reto, direita reto, desce reto), portal com rabicho, portal com rabicho de ponta-cabeça. Pushkin Sharapova! Mas onde tem igreja com cúpula de cebola, tem gente que conhece essas letras. Desde a Praça Vermelha até a minha rua.

Como é que eles conseguem ler e escrever tudo desse jeito? Acho que as crianças russas fazem curso de linguagem cifrada na KGB. Laika e Gagarin! Esses tempos vi um bilhete escrito em russo. Tive que chamar um farmacêutico. Para ler e escrever isso, tem que treinar como a Yesinbayeva. Eu aqui, aprendendo a fazer essas pequenas russas, maiúsculas e minúsculas, de forma e cursivas… matriochka!... já enchi meu caderninho!