Lixão de anjos

Vou contar uma história que em meus 62 anos nunca me deixou tão chocada.

(Fui ao velório de um amigo que fica em frente ao cemitério, quando alguém me falou que naquele cemitério havia sido enterrada uma criança que tinha acabado de nascer, ela nasceu morta). Fui até a administração do cemitério e perguntei sobre a tal criança e me deram a informação: Quadra 7 – Setor G- Sepultura 2140.

Sai andando a procura do tal tumulo pensando no nome que eu já sabia.

Andei pelo cemitério todo e nada, até que alguém me deu a informação que eu procurava.

Quando cheguei ao local, qual não foi a minha surpresa e indignação. Todos aqueles anjinhos estavam enterrados como se enterram cachorros em terrenos baldios.

Pensei encontrar algo diferente na que tinha ido procurar um pequeno jardinzinho com uma placa com o nome, mas qual deparei com o número 2140 e não me contive. As lágrimas rolaram pelo meu rosto como uma cachoeira e escorria por toda minha face.

Ali estava na minha frente uma coisa indecente, nem ao menos um montinho de terra, e nem o nome tinha. Parecia um lixão, mas um lixão de anjos.

Meu coração se apertou de tal maneira que virei às costas e sai chorando sem conseguir me conter.

Meu amigo, como pode uma mãe esperar durante nove meses uma criança em seu ventre e quando ela nasce morta joga-la simplesmente em uma vala. E o meu amigo como pode permitir que uma coisa dessas seja feita.

Enquanto caminhava para a saída do cemitério minha cabeça dava voltas e cheguei até ter náuseas desse pai e dessa mãe (se é assim que se pode chamá-los).

Seu moço eu conheço muito bem os pais dessa criança e jamais poderia imaginar que eles fossem capazes de uma desumanidade dessas. Descaso não sei se é bem o termo, cabe melhor, indiferença, falta de respeito. Eu não costumo cultuar pessoas que já fizeram sua passagem por este mundo de meu Deus, mas se fosse meu filho, para mim seria um solo sagrado, pois, ali estava enterrado um pedaço meu.

Depois dizem que os índios são irracionais, são pessoas sem cultura, mas para eles onde esta sepultado um ente querido é um solo sagrado.

Até agora a imagem da desolação e da falta de AMOR esta me fazendo sofrer, estou escrevendo com lágrimas nos olhos e até com certa dificuldade.

É muito triste saber que uma pessoa que faz parte dessa narrativa tem dois filhos e uma neta. E eu me pergunto:

“Será que ele tem a capacidade de amá-los.”