HOJE, VOCÊ OLHOU PARA CIMA?

É comum olhar para cima seja a céu aberto, seja dentro do próprio lar, seja dentro de um veículo, seja em qualquer lugar por onde estiver.

O ato de olhar para cima, muitas das vezes, é um ato de precaução consigo próprio ou com o grupo familiar. Já imaginou, caminhando por uma cidade e passando logo abaixo de um edifício em construção, a maneira mais correta é olhar para cima e verificar a sua segurança naquele local. Outro fato corriqueiro é quando se passa debaixo de uma árvore e, instantaneamente, dá-se uma olhada para cima e certificar de que não há galhos secos caindo sobre si ou se existe algum pássaro, que resolve defecar em que estiver abaixo.

Quando se olha para cima, é sinal de que o cérebro notifica um estado de defesa do organismo, pois a segurança é a melhor arma para não sofrer nenhum tipo de acidente.

Existem pessoas bem precavidas, que a todo o instante olham para cima, sejam elas onde estiverem, mesmo nos locais já citados acima, mas têm elas uma certa curiosidade sobre algo acima delas. O ato de olhar para cima é mais comum durante o dia, pois o azul do céu, os raios solares e outras atividades fazem pressão em pessoas curiosas, porque quando elas olham para cima poderão ver algo diferente: um avião que corta o céu deixando para trás gases de combustão, uma nuvem, em um formato diferente e semelhante a uma figura ou animal; a formação de nuvens de chuva, que anunciam uma grande tempestade; o pôr do sol, às margens de uma represa ou um rio, traçando lindas figuras geométricas e outros motivos que se percebem durante o dia.

Outra curiosidade é olhar para cima e observar este imenso céu noturno, cheio de estrelas, de nebulosas, de aglomerados estelares, de constelações, de galáxias, etc... Quem não gosta de apreciar a lua cheia, no momento em que aparece e no decorrer de sua jornada.

Assim, é a curiosidade do ser humano. Faz parte de seu intelecto, de sua desconfiança, de sua maneira de ser. Olhar para cima, muitas das vezes é sinal de que se imagina o quanto o planeta Terra é lindo, a sua harmonia perante as leis da Física, a harmonia de seus habitantes em uma grande corrente de fé, sobretudo em momentos mais difíceis de suas vidas. Olhar para cima também é confiar na presença de Deus a cada momento, é transmitir uma onda de choque mental em que se posiciona a fé humana.

Olhe para cima, mesmo que o céu esteja nublado, mesmo que não tenha algum astro à vista. Pelo menos você poderá ver um clarão, nas noites quentes, de um relâmpago que anuncia a chegada de uma tempestade.

Em algum lugar deserto, no alto de uma serra, na fazenda ou no sítio, em algum lugar descampado, olhe para cima, pois lá o universo é mais bonito. Lá, pode-se pensar que o ser humano é muito pequeno, é muito minúsculo para pensar e praticar tanta besteira em seu ciclo vital. Olhe para cima e perceba que você não estão sozinho. Poderá existir e existem outros semelhantes a você, talvez com um alto grau de inteligência ou ao contrário, mas olhe para cima e pense:

- Vale a pena viver e observar tudo o que vem pela frente.

Acadêmico José Carlos de Bom Sucesso – Cadeira IX – Academia Lavrense de Letras – 26/11/2017

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 26/11/2017
Código do texto: T6183014
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.