O DESAFIO

Devemos sempre estar prontos para enfrentar desafios. Eles surgem a cada momento na nossa vida. São convocações para, de forma criativa, procurarmos vencer obstáculos, dificuldades. Nos desafios somos provocados a descobrir as possibilidades de ultrapassar nossos próprios limites.

As situações complicadas e de difícil resolução, que nos surpreendem a cada dia, devem ser encaradas como oportunidades de crescimento. Aceitar desafios é, antes de tudo, decidir ousar, correr riscos, consciente de que assim vão se abrir novos caminhos na vida. Perseverar para atingir objetivos é uma atitude desafiadora que nunca devemos recusar. Os tenazes, os disciplinados, os pacientes, os persistentes, são invariavelmente pessoas que amam os desafios, por isso entre eles estão os vitoriosos.

Ninguém consegue enfrentar desafios sem que esteja movido por entusiasmo, coragem, arrebatamento. Então, em primeiro lugar, os desafios exigem autoconfiança, convicção de que somos capazes de vencê-los. Ao sermos desafiados em qualquer situação, estamos sendo testados a mostrar do que somos realmente capazes de fazer. E se recuarmos diante deles, admitimos nossa fragilidade, seremos classificados de fracos.

Tem uma música de Ivan Lins que reflete bem tudo isso que estou dizendo. Ela fala: “Desesperar jamais/aprendemos muito nesses anos/afinal de contas não tem cabimento/entregar o jogo no primeiro tempo. Nada de correr da raia/nada de morrer na praia”. Exatamente isso. Não desistir diante dos desafios. Não fugir das cobranças da vida. Não se deixar amedrontar com os desafios e “fugir da raia”.

• Integra a série de crônicas do livro “SENTIMENTOS, EMOÇÕES & ATITUDES”,

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 27/11/2017
Código do texto: T6183245
Classificação de conteúdo: seguro