AJUDE SEMPRE

Ninguém é tão firme e forte que não possa cair pelo menos uma vez na vida.

Ninguém é tão firme e forte que, caindo, não precise de alguém, pelo menos uma vez na vida, que o ajude a levantar-se.

Ninguém é tão firme e forte que caindo ou não, e se caindo e se levantando, pelo menos uma vez na vida, não precise de alguém para lhe dar uma ajuda qualquer, para manter-se de pé eternamente e nunca mais cair.

Eu já vi montanhas firmes e fortes se desmancharem de repente. De súbito os montes viraram planíceis ou escancararam crateras. E não foi preciso um terremoto para elas se desintegrarem.

Apenas uma simples acomodação de camadas do subsolo foi o bastante para transformar a fisionomia da terra.

Eu já vi árvores firmes e fortes tombarem ao chão inexoravelmente. E não foi preciso um vendaval, nem foi necessário o braço do homem ou a máquina para escavar suas raízes ou decepar seus troncos. Elas ruíram corroídas por minúsculos insetos que lhe devoraram em pouco tempo o cerne.

Eu já vi construções firmes e fortes ruírem. E não foi preciso dinamitar suas paredes nem suas bases. Apenas as infiltrações sutis e pertinazes, quase imperceptíveis, foram capazes de minar seus alicerces. Forçar a resistência de suas colunas fazê-las fender-se e, em breve, elas se desmoronavam, desengonçadamente, como se fossem casinhas de brinquedo ou castelos de areia.

Jesus, quando na Sua via-crúcis para o Calvário, de repente, sentiu que se esgotavam as suas forças físicas. Então, ali mesmo, ante os olhos curiosos da turba que o assistia, vergam-se as pernas. Ajoelhou-se sob o peso quase insuportável do madeiro. Neste dado momento, corre ao seu encalço um homem - era o Cirineu, aquele que tentaria ajudá-lo a levantar-se para que depois prosseguisse até o fim de Sua santa jornada. E ao lado de Cirineu e Verônica simbolizam a ajuda fraterna, e solidariedade humana, naquela passagem inesquecível da História Cristã.

Nem o Cristo de Deus, com Seus poderes e Sua sabedoria, pôde dispensar ajuda amiga. Nem Ele pôde dispensar a ajuda amiga, Nem Ele pode prescindir do auxílio de alguém, no seu instante mais difícil e sublime.

Por isso, não sereis vós, que podereis dizer: “Não dou ajuda , porque quem caiu é mais firme e forte do que eu”, incomensuravelmente, e, no entanto, não desprezou o socorro do Cirineu nem a assistência de Verônica.

Jaubert
Enviado por Jaubert em 22/08/2007
Código do texto: T618347