O meu Bar do Biu preferido

Sabe um lugar que você encontra uma comida regional de primeira, com um preço camarada e com uma quantidade generosa?

O lugar que estou falando é conhecido como Bar do Biu. Morei em João Pessoa por muitos anos e ainda sinto muita falta deste estabelecimento, localizado no bairro do Castelo Branco, perto da universidade.

Pelo menos na Paraíba, eu sei que Biu é um apelido para Severino e por lá, encontramos vários estabelecimentos com o referido nome. Mas, poucos são os bares como o deste Serverino que conheci.

O cardápio não tinha tantas variedades, mas de modo algum deixa a desejar. Nele encontravamos porções de macaxeira (conhecido em São Paulo como mandioca e no Rio de Janeiro como Aipim), queijo coalho, ensopado de peixe, etc.

A companhia do Biu também era muito agradável. Ele que atendia todas as pessoas com muita dedicação e ainda preparava todos os pratos. De vez em quando aparecia uma senhora muito gentil - que creio ser sua esposa - pra dar uma força.

Além de uma boa música de fundo; o caldinho seja de camarão, verde ou de feijão, era muito gostoso. A carne de sol, com macaxeira ou fritas, nem se fala!

Agora, na minha humilde opinião, o destaque maior vai para o seu poderoso rubacão. Mas, você sabe que prato é este?

Pra quem não conhece, o rubacão é um preparo típico da culinária paraibana. Ele é algo mais próximo do que muitos entendem como baião de dois.

Não sei se é forçar a barra, mas alguns dizem que esse prato é uma espécie de “risoto nordestino”. A primeira impressão pode não parecer muito amistosa, devido a “misturada” de ingredientes: arroz, feijão verde, carne de charque (o Biu faz com carne de sol), nata, leite, manteiga de garrafa, queijo coalho, etc. Mas, no final das contas, tudo fica muito delicioso!

Faz tempo que não apareço em Jampa. Nem sei, se o Bar do Biú ainda existe. Acho bem provável que sim.

Sinto saudades de quando ficava por lá, a noite, sentado ao ar livre, de frente para uma igrejinha; conversando com os meus amigos, às vezes sozinho, tomando aquela cerveja gelada e comendo pratos gostosos preparados com tanto carinho pelo Seu Biu.

Pra quem tiver oportunidade de visitá-lo, aproveite por mim.

E claro, mande lembranças minhas ao Severino!

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 30/11/2017
Reeditado em 30/11/2017
Código do texto: T6186247
Classificação de conteúdo: seguro