A CORTESIA

As relações entre os seres humanos exigem atitudes de respeito mútuo, reciprocidade de atenção, delicadeza no tratamento um com o outro. Na prática isso é comportamento de cortesia. A maneira civilizada de agir no convívio social aproxima os indivíduos, abranda os atritos, torna agradável o rito de viver.

O tratamento com cortesia faz com que as pessoas se sintam especiais, consideradas importantes, respeitadas na sua singularidade. É, portanto, uma norma social que deve ser admitida como obrigação nas posturas de urbanidade.

As mesuras, as gentilezas, as afabilidades têm efeitos mágicos de conquista. São cortesias que consolidam amizades, firmam vínculos afetivos, constroem um ambiente de afeição e deferência num círculo de convivência.

Quem cultiva procedimentos de cortesia tem sempre o cuidado com os gestos e atos, de forma a evitar sentidos de hostilidade. É perfeitamente consciente dos limites da intimidade permitida, não abusando da confiança, nem invadindo privacidades. É paciente e tolerante com os defeitos do outro. A cortesia pressupõe a existência de predicados morais que estabeleçam condutas positivas nas relações sociais.

Quando incorporamos a cortesia na nossa vida, criamos uma atmosfera de bem estar ao nosso redor. A cordialidade torna-se um hábito, e, por consequência, tudo acontece num clima de harmonia e paz.

• Integra a série de crônicas do livro “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 03/12/2017
Código do texto: T6188714
Classificação de conteúdo: seguro