☆ O  Primeiro  Natal 


 
Um mês e meio antes do Natal de 1985, levei o meu filho Vinicius para tirar a sua primeira foto natalina num estúdio no Alto da Lapa em São Paulo. 
A idéia toda surgiu quando Sônia, uma aluna e amiga minha, mostrou a foto natalina do filho e eu fiquei totalmente  encantada. Registrar o primeiro natal do Vinnie ficou na minha cabeça. Sônia me deu o número do fotógrafo e agendei um sábado de manhã para realizar esse sonho da Primeira Foto Natalina. 
O Vinnie tinha quase onze meses e o filho da Sônia, o Léo tinha dez anos. O Léo tinha muita experiência em tirar foto porque era garoto propaganda. Nasceu com a câmera na cara. Nem passou pela minha cabeça que o Vinnie estranharia o estúdio, muito menos o fotógrafo.
Chegando no estúdio, juro por Deus, tinha mais do que vinte crianças entre alguns meses de vida e quatro anos de idade. Na verdade eram todos bebês de colo que ficavam aos cuidados das próprias mães ou avós. Desconheciam as creches e escolhinhas, daí o motivo do choro e berros. Tantas crianças num lugar só com um monte de mulher doida.
Mães levando seus filhos em trajes nas cores vermelha e verde para registrar a Primeira Foto Natalina em pleno mês de outubro. Se estivessem sob cuidados de terceiros com certeza já teriam tirado a tal foto poupando o trabalho e terror às mães e avós num sábado de manhã. 
Mãe de primeira viagem é mesmo soda. Tem que fazer tudo que está na moda ou na onda, custe o quê custar.  
Gente, maioria das crianças chorava. Quem não chorava estava com cara de assustado. Querem saber a verdade? Estavam aterrorizadas! Tadinhas. 
Flagrei o fotógrafo dando uma saída do estúdio para pegar um pouco de ar fresco, pensei comigo mesma, "Como ele é parecido com o Tio Jorge." Comentei com a minha Mãe que apenas achou a barba parecida. Nem pensei duas vezes. Sussurrei ao pé do ouvido do Vinnie, "Olha só filho! O Tio Jorge tá ali! Vamos tirar foto com o Tio Jorge!? Vamos!?"




                                A imagem pode conter: 2 pessoas

Tio Jorge com Vinnie aos quatro meses de idade no Dia das Mães. A Bisavó Joana 'corujando' pela janela. 



Vinnie olhou e conseguiu enxergar o 'Tio Jorge' de longe. Deve ter estranhado que o tio-avô não foi pegá-lo no colo e fazer um pouco de festa. Nem se esforçou para fugir do meu colo e correr atrás do tio-avô, mas percebeu a criançada estressada e chorosa. Ficou na dele com aquela carinha de "O quê tá acontecendo, Mãe?"
Apesar da hora marcada, houve atraso por causa do berreiro todo. Até acalmar as criaturinhas,  a escolta de mães, avós, madrinhas e tias ia dando aquele jeitinho em pentear os cabelinhos, arrumar as roupas e trocar as fraldas, sem contar o preparo das mamadeiras e a exposição de peitos na hora de dar mamar. 
Foram noventa longos minutos naquele ambiente quente até chegar a vez do Vinnie.
Finalmente, fomos chamados e conduzidos até o estúdio onde falei logo ao entrar, "Veja só Vinnie! O Tio Jorge!" O fotógrafo ficou sem entender e o Vinnie deve ter percebido que o 'Tio Jorge' estava diferente, bem diferente. 
Pois bem, mãe de primeira viagem é bem como citei antes: Soda. E ainda por cima sem gás e quente. Primeira foto Natalina foi um capricho meu, todinho meu.
Quando fui buscar a foto uma semana depois, foi aí que caí na real e vi como o Vinnie estava assustado. Tadinho do meu filho.
Trinta e dois anos depois venho lhe pedir desculpas por todo aquele estresse desnecessário.
Espero não queimar no inferno por isso.



                                  A imagem pode conter: pessoas sorrindo, uma ou mais pessoas, criança, noite, área interna e close-up



OBS: O nosso Natal de 1985 teve vários registros feitos por toda família. As minhas fotos prediletas são essas que saíram melhor do que aquela que o profissional tirou.
É assim que lembro o Primeiro Natal do meu primeiro filho que uma semana depois completaria um aninho de vida no dia 1º de janeiro de 1986.

       

                                            A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, criança e close-up


    A imagem pode conter: 1 pessoa, criança                A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, criança e área interna
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 05/12/2017
Reeditado em 14/12/2017
Código do texto: T6190648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.