Bazar das ILUSÕES

Bazar das Ilusões

Em grupos ou solitários eles já fazem parte do nosso do nosso dia a dia, da nossa paisagem. Chegam em ônibus ou carros . Viagens “bate-volta” ou quando não retornam no mesmo dia ,após as compras, alojam-se em pousadas.

Aqueles que vem em ônibus de linha , já na rodoviária encaram o circular “Línea Internacional” até o Paraguai. As sacolas de nylon uma dentro das outras ,aguardam esperançosas, compras significativas. Nas cabeças, os cálculos rápidos do câmbio do dia. Assim , mesmo cansados da longa viagem até Foz do Iguaçu, caminham em direção à Ciudad Del Este. Os mais jovens misturam-se à multidão apressada ,entre cotoveladas. Mas tudo vira festa ,pois logo estarão nas lojas cheias de importados.

Pessoas idosas com seus minguados proventos, seguem com passinhos miúdos .Misturam-se pernas jovens , pernas maduras na travessia da ponte ,empurradas pela multidão de desconhecidos.

Listas de encomendas nas mãos. Mãos ágeis controlando a mercadoria adquirida e a reserva monetária. São diversos revendedores ,comerciantes burlando impostos, ou desempregados buscando pequena renda.. Pernas com histórias de idas e vindas de diversos pontos do Brasil que distribuem mercadorias de segunda e terceira linha em barracas ou lojas ,sonegando impostos.

E as surpresas ocorrem no meio ou quando atravessaram a Ponte da Amizade. Eletrônicos que não funcionam, brinquedos que desencantam crianças pela insegurança ou mau funcionamento e muitos produtos falsificados .Quando não ,assaltos ou os apertos nas vãs paraguaias que atravessam os pseudos turistas.

Com o tempo ,o muambeiro se faz um expert em driblar a esperteza dos comerciantes dessa “Terra encantada” e deixam de comprar “gato por lebre”.

Já no ônibus de volta, cansados , pés inchados ,os jovens comentam a aventura , suas compras ,as novidades e principalmente , as próximas barreiras fiscais que terão que enfrentar .Rezam também para que Deus os livre de assaltos na rodovia ,o que é comum nessa rota da fronteira .

O risco é grande . Sabem que é, mas nem sempre ocorrem assaltos , eles pensam.O perigo está em todos os lugares, justificam. Ah! Esperança inesgotável! Esperança que se mistura à necessidade , criatividade , resiliência dos brasileiros em superar a crise econômica que assola nosso país. Esperança que desafia a realidade e até a própria vida. Esperança que ladrão nenhum pode roubar.Esperança que se faz desafio e desafia a própria vida.