METAS, PERSPECTIVAS, DESEJOS E IDEAIS

Nestes tempos de crise, pouco dinheiro, desemprego, falta de perspectivas e oportunidades escassas, a desmoralização do poder público frente as denúncias de corrupção e ausência de credibilidade nos poderes constituídos. Apesar desta falta de esperança do povo brasileiro, justo no momento que pensava no que fazer, meu marido colocou-me em contato com um coach. Pensei, este é mais um modismo que o marketing descobriu para tirar dinheiro de pessoas sem oportunidades, ou que querem fazer algo diferente. Mas, resolvi encarar para redescobrir meus potenciais.

Qual não foi minha surpresa ao descobrir algo evidente, mas jamais enfrentado. A clareza do desconforto em constatar que a falta de inciativa estagnou minha vida profissional. E questionei: qual o próximo passo, por onde começo? Pensei, pensei, continuo pensando. Quais as minhas reais possibilidades?

Descobri que tenho um leque de possibilidades, um deles não envolve muito capital, mas preciso colocar em prática o conselho de ser especialista numa área e transitar pelas demais. Transitar é transitar, não dominar, servir de complemento. Descobri onde estou limitando minhas possibilidades. E, fico imaginando quantos indivíduos estão nesta mesma situação, ou outros que exerceram por tanto tempo uma mesma profissão e não buscaram explorar novas possibilidades. Não é esse o meu caso. Então, por onde começar? Novamente a falta de iniciativa me paralisa.

Lembrei da peça: “trair e coçar, é só começar. Beleza, vamos planejar. Planejei. Vamos aos custos: já comecei gastando. Com a ideia na cabeça, resolvi dar o primeiro passo. E foi só! O que falta? Respondi mentalmente, “FOCO”, foco fofa, foco, só isto! E, eu mesma questionei, mas não é só isto! Atingir o foco significa dizer muitos nãos, foi o que me disseram. Começar sozinha, eis o desafio!

Neste momento são quatro da tarde. Minha mesa fica em frente ao janelão da antiga varanda, agora um escritório. A tarde está ensolarada e bonita. Lembrei da minha mãe que gostava dessa hora da tarde, e eu gosto também.

Estudar mais. Alguém disse: “pare de estudar e comece a ganhar dinheiro”. E completou: “daqui há quarenta anos o que escreverão em seu epitáfio? Respondi que nunca tinha pensado nisso, e não veio de imediato nada a mente. Além do mais, não via perspectiva de viver mais 40 anos. Mas, seja lá o que fosse, não faria diferença, eu não estaria ali para ler. Muito mal minha foto, horrorosa, por sinal, como todas que vemos por aí, e as datas de princípio e fim. Depois pensei e escrevi: aqui jaz uma mulher multiuso. Nasceu, cresceu, ficou jovem, casou, teve filhos, criou-os, voltou a estudar e estudar e continuou estudando até o fim da vida. Fez várias pesquisas, dentre elas o passado de sua família. Tornou-se professora numa época em que a maioria dos profissionais estão esperando a aposentadoria. Matou um leão por dia, engoliu muito sapo, sonhou, sonhou muito, finalmente se foi, e se foi feliz jamais saberemos, guardou isto só para si. Dessa forma pensei, vou cuidar da minha saúde para poder viver o máximo que a vida me permitir.

Empreendi em novembro de 2015 eliminar 25 quilos do meu peso corporal, e consegui chegar aos 28, mas pretendo chegar aos 30. Melhorei a saúde física, controlando a pressão arterial, a glicose, etc. Contudo, ainda há coisas importantes a fazer. Espero faze-lo dentro do prazo exigido. Vou continuar perseguindo estas metas.

Finalmente, recebi um quadro com a seguinte frase: “ sua mente é poderosa quando você filtrar somente os seus pensamentos positivos, sua vida começará a mudar”. Deletar tudo que puder anular da minha vida, lutar e vence. Então, já está decidido, “hei de vencer mesmo sendo professora”!