Colonizador Frustrado.

Dentre muitas viagens em Portugal uma delas ficou gravada em minha memória que foi um cruzeiro no Rio Douro onde entramos num barco e passamos mais ou menos 8 horas no mesmo em viagem vendo paisagens de cortar a respiração.

Ao longo do seu percurso, o rio Douro passa por localidades conhecidas pela produção de vinhos, cerejas e amêndoas, passamos também por barragens.

Assim que entramos é servido um café da manhã, entre o espaço do café da manhã e o almoço serve-se um aperitivo.

Após o café da manhã subo para a parte de cima do barco com uma amiga que é Juíza no Brasil, estávamos conversando e contemplando as belas paisagens, por trás de minha pessoa estava um casal, uma senhora muito educada e fina e seu esposo que em matéria de grossura, era fino, notava-se que era um ser mau humorado, grosseiro, falava muito alto e gesticulava muito.

Numa das barragens que passamos, a sua esposa que me impressionava muito pela sua postura faz o seguinte comentário: "Esta barragem que estamos a passar foi construída por um brasileiro".

Eis que o seu esposo atinge o mais alto nível de sua grosseria, roubando um espaço de mais ou menos 1 (um) metro em toda a sua volta devido aos seus violentos gestos, proferiu de sua imunda boca um comentário altamente infeliz que dizia assim: "Brasileiro? Em altas gargalhadas... continua... brasileiro não sabe construir nada disso, isto foi construída por nós, brasileiro só sabe falar mom quando escuta o mugido da vaca, vivem no meio dos índios, nem falar sabem."

A minha amiga juíza com os olhos arregalados me olhou e disse: "Eu nem comento, apenas ouço".

Baseei-me numa passagem bíblica que diz: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem” eu também não iria dar uma aula, mas respondi assim para a minha amiga: Você não vai responder, mas eu sim!

Virei-me para o senhor e perguntei: O senhor conhece Oscar Niemeyer? Ele responde: Não! E eu lhe disse: Então está tudo explicado, dei-lhe as costas e sai.

#vsnocotidiano

Velto Silva
Enviado por Velto Silva em 06/12/2017
Reeditado em 20/06/2018
Código do texto: T6191573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.