Emprego aos 50!

É nesta fase que nos sentimos realmente aptos (experiências, graduações, erros/acertos, gingas, macetes... etc). Mas infelizmente estamos fora do mercado. E porque isto acontece, se agora é que temos o preparo?

A resposta é simples: Explorando a Geração "Y", o mercado descobriu um nicho muito eficiente e barato, que atende sem muito questionar. Pois iludidos e mantidos por nós (Geração "X").

Simplesmente oferecem um cargo com siglas em inglês do tipo "CEO, CFO ou CIO", também é oferecido horários flexíveis de trabalho (desde que estejam "on line" 24h do dia e podem ser irreverentes no visual e vestimenta (economizam nos benefícios é claro).

Com o ego inflado, fica fácil a contratação e a exploração de trabalho barato (normalmente informal, ou no máximo um salário mínimo em carteira). Isso explica também porque jovens moram com seus pais até os 30/40 anos.

Exploração do ego já vem á longo tempo, basta perceber que as mesmas profissões foram agora elitizadas:

Especialista em Marketing Impresso (boy do xerox).

Supervisor Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde (faxineiro).

Oficial Coordenador de Movimentação Noturna (vigia).

Diretora de Fluxos e Saneamento de Áreas (a tia que limpa banheiro).

Especialista em Logística de Energia Combustível (frentista).

Assessor de Serviços de Engenharia Civil (peão de obra).

Auxiliar de Assessor de Serviços de Engenharia Civil (servente de pedreiro).

Especialista em Logística de Documentos (office-boy).

Especialista Avançado em Logística de Documentos (motoboy).

Técnico de Marketing Direcionado (distribuidor de santinho nas esquinas).

Especialista em Logística de Alimentos (garçom).

Técnico Saneador de Vias Públicas (gari).

Designer de Unhas (manicure).

Estilista de Moda (costureira).

Em suma, aumento de responsabilidades com um nome bonito na função, com a diminuição do ganho. Isto não nos convence e com isto automaticamente estamos fora de mercado.

Mas logicamente há os que estão (ainda) bem empregados e remunerados, pois o mercado precisa de gestão e bons profissionais capacitados. Mas estes também tem suas preocupações, manter o patrimônio, pois perdê-lo é mais fácil do que se imagina. Há também os invejados empresários. Bom... Estes não vou nem comentar, pois é cobra comendo cobra e ao final ambos engolindo sapos e pagando a conta.

Aproveitando abrir um parênteses sobre empresários, no quesito garantias/benefícios e a reforma trabalhista brasileira:

Se garantias e benefícios são conquistas tão importantes para os trabalhadores (mas quebram empresas), fico me perguntando por que inúmeros brasileiros com ensino superior muitas vezes, investem viajando entre sete e oito mil quilometros para trabalhar como diaristas e auxiliares nos Estados Unidos, clandestinos, por hora, sem nenhum benefício e com idioma diverso? Sendo que nunca soube de um trabalhador americano que fez esta proeza em busca de benefícios no Brasil. Hora de revermos nossos ideais de conquistas.

Boa semana e bom trabalho a todos.