Rasgaram minha fantasia

Desconfio que posso já ter contado o causo que vou narrar, não anoto nada e daí a dúvida. Mas vou contar, se ja leram, pardón.E vou talvez recontar porque recebi a visita de um amigo de Pesqueira que lembrou o fato, inclusive com detalhes, o cara é um gozador e fez até umas mugangas. Ri demais, mas com a mão no bolso da bermuda amulegando a bombinha, era a asma dar as caras e eu dava uma cafungada. Ela não veio, Graças a Deus.

Vamos, pois ao causo. Era 1986, a campanha do Arraes tá voltando para entrar pela porta que saiu do Palácio das Princesas. Eu era coordenador da campamha em Pesqueira. Uma campanha memorável. O auge dela foi o compíco de Arraes na baixa de São Sebastiaão, o maior da história política da cidade. Imbatível. Como era da organização e escalação dos oradores, me escalei, pasmem, para falar antes do Mito. O staff dele ficou puto, mas finquei pé, e falei depsois de Carlos Wlson que era o candiato a vice.

Já tinha ensaiado o discurso, sabia decorado, cronometrei, seriam exatos 15 minutos. FDepois do foguetório, exigi, juro, com minha filaha caçula ao meu lado e do outro Arraes, mandei brasa: "Liberdade, esta palavra que o sonho humano alimenta, que não há ningupem que explique e ninguém que não entenda, saí por ali enfeitando o maracá e, afinal, terminei, muitos apluasos, principalamente ds índos xukurus qe desceram a serra e da massa, sempre fui ligad ao povão. Fiquei bestinha, me considerando um líder, famoso, o bambambã dos palanques. Peguei a filha e desci do palanque para conferir o prestígio, precisava desse teste. Quando desci a primeira pessoa que encontrei etr´pas do papalque foi uma velha cabocla de mais de 80 anos, muito minha amiga, acompanhava todos os comícios, ela estava pitando seu cahimbo, cheguei perto dela, estava fazendo muita zoada e, apesar do "cheiro" do cachimbo, perguntei:

- Como é, comadre, gotou do meu discurso?

Ela deu uma cachimbada, cuspiu, tsoi e disse na maior calma:

- Oli, meu amigo, você, Migué Arrraizi e meu padim Frei Damião noizi num intendi nadinha do que tão dizeno maizi gosta assim mermo.

Rasgou, claro, iha fantasia de orador. Desse dia em diante só falei em recinto fechado e muito breve. Era uma vez um orador. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/12/2017
Código do texto: T6200001
Classificação de conteúdo: seguro