A PRECE

A prece é uma atitude carregada de sentimento e emoção. É o instante em que a criatura entra em comunicação com o Criador, numa conversa solitária, onde o coração se manifesta com toda a sinceridade da alma. Ao elevarmos a Deus uma prece estamos exercitando atos de aclamação, agradecimento e súplica.

Independente do culto religioso que professe, na prece o ser humano vibra com fé e amor na comunicação silenciosa com Deus. Quem não dedica um momento sequer do seu dia para fazer uma oração, estará se comportando como alguém que deixa de reconhecer a dívida de gratidão que devemos ter ao Ser Supremo que conduz o universo.

A prece é o refúgio dos que estão em aflição nas horas de abatimento e desespero. Procuramos a mão de Deus para alcançar a paz de espírito, o reconforto, a sensação de alívio. Através dessa relação próxima com Ele buscamos coragem, paciência, compreensão, resignação, para enfrentar as dificuldades.

Mas será que a prece deve ser uma atitude exclusiva dos momentos de angústia e sofrimento? Claro que não. É também a oportunidade de agradecermos a graça de vivermos, da nossa saúde, do nosso bem estar, das bênçãos derramadas sobre nossa família e o ambiente do nosso convívio.

Preferivelmente a oração deve ser a expressão natural dos sentimentos que dominam o coração. Sem proferi-las mecanicamente, com preces decoradas, elaboradas por outros. A não ser que ao repetirmos textos memorizados, estejamos meditando a cada frase conforme as idéias neles contidos. Que essas preces aprendidas sejam apenas roteiro da comunicação com Deus.

Portanto, a prece é uma das atitudes mais nobres a ser praticada pelo homem. Como se fosse um alimento espiritual e uma forma de ligação com o Ser Supremo, a quem devemos adoração e louvor.

• Integra a série de crônicas do livro “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”,

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 16/12/2017
Código do texto: T6200235
Classificação de conteúdo: seguro