JUDEUS-tradição: o luto

 

Ao saírem do cemitério, familiares lavam as mãos apenas com água, deixando secar naturalmente, sem toalha, mostrando que não querem cortar laços com o falecido. --- Família deve cumprir ritual da 'shivá' - luto fechado por 7 dias a contar da data do enterro;  ficar em casa, sem qualquer atividade profissional ou de lazer. apenas recebendo visita de condolências e três vezes por dia cumprir rituais religiosos. --- A 'shivá' - origem na Torá /os livros de Moisés/, narrativa de que JOSÉ chorou 7 dias por seu pai, JACÓ - tem por finalidade dar á família forças psicológica e espiritual após a morte de um ente querido.  Afinal, a vida continua...  Durante a 'shivá', os enlutados não estão sós porque fazem parte de uma comunidade, os 'enlutados de 'Sion', conforto na unidade de grupo.  Neste período, os familiares não fazem barba, cobrem os espelhos da casa, não usam sapato de couro, cosméticos ou roupas novas, para demonstrar desapego às coisas materiais e ao conforto. --- Passada a 'shivá', a família põe uma pedra no túmulo, a chamada 'matzeivá', cermônia da 'descoberta do túmulo' - normalmente, esperar um ano para inaugurá-la.  Sepultura coberta de preto, reza-se o 'kaddishe' (ou 'kadish') e retira-se o pano.  Marcar o lugar para jamais ser esquecido.  Este costume remonta aos tempos dos patriarcas judeus, como ato de respeito.

 

NOTA DO AUTOR:

 

Filme americano, drama - "Sete dias sem fim", 2014 --- Filme israelense, drama - "Uma semana e um dia", 2017.

 

FONTE:

 

"A tradição judaica prevê luto fechado de sete dias" - Rio, jornal O GLOBO, 6/12/99.

 

F  I  M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 17/12/2017
Reeditado em 17/12/2017
Código do texto: T6201164
Classificação de conteúdo: seguro