A PERSPICACIA

A vida cada vez mais exige de nós aumentar a capacidade da perspicácia. Quem não estiver sempre atento ao que acontece ao seu redor, tornar-se-á um perdedor. É preciso encontrar o caminho da compreensão das coisas, a fim de que se possa acertar nas decisões do cotidiano. E isso só será possível se for uma pessoa perspicaz, sagaz, observadora.

A perspicácia permite que mensagens sejam lidas nas entrelinhas. A sabedoria popular já nos ensina que “para bom entendedor, meia palavra basta”. Ter discernimento para compreender as situações com sensatez e clareza, é a afirmação da perspicácia. O perspicaz é detalhista, crítico, questionador. Não sossega enquanto não tiver formado o seu juízo sobre as circunstâncias que exigem a sua participação.

Quem não enxerga o que está à frente do seu nariz, é forte candidato a viver na mediocridade. São pessoas que olham, mas não vêem. E nem se esforçam para aperfeiçoar a sua aptidão de melhor ver o mundo, na sua realidade. Por comodidade preferem ignorar a verdade que teima em não perceber.

A perspicácia permite que nos preparemos para enfrentar situações prejudiciais, encontremos saídas no surgimento das dificuldades, nos fortaleçamos diante das adversidades. O perspicaz dificilmente é pego de surpresa em eventos desagradáveis. Ele é previdente, cauteloso, prudente, em razão da visão crítica que tem dos acontecimentos em que se vê envolvido.

A perspicácia traz lucidez, lógica na interpretação dos fatos, coerência no raciocínio. Sem ela estaremos vulneráveis aos fracassos, às decepções e as intempéries da vida.

• Integra a série de crônicas do livro "SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 18/12/2017
Código do texto: T6201768
Classificação de conteúdo: seguro