BASILAR

BASILAR

O princípio basilar do Estado brasileiro é privilegiar, uma casta de sugadores de sangue e suor, de uma multidão de incautos e ignorantes, que sustentam regalias “a direita e a esquerda”, que se alternam em governos e instituições autofágicas. Fazem parte dessa estirpe, membros dos três poderes em todas as instâncias, dirigentes de sindicatos patronais e de empregados, militares das três forças, políticos de todas as falanges e

carrapatos da iniciativa privada, que compram benesses de autoridades sempre suspeitas. A sociedade brasileira, extremamente divisionista, exclusivista, paga o preço de sua estupidez, ignorância

e cegueira, dando suporte a esse estado de coisas. Mantem economicamente essa classe dominante, e perde-se em discussões rasteiras, que nada acrescentam de positivo para mudar o status quo, que vigora desde tempos imperiais. A grande maioria não se aprofunda em questões vitais e vive a dar palpites, ou melhor, pitacos, sem qualquer substância, porque não tem o hábito nem a condição intelectual de ler e analisar racionalmente mudanças e proposições, que mexem com sua vida e de seus descendentes. Somos escravos do desconhecimento, lastreado por uma estrutura educacional de péssima qualidade, que impede que debates profícuos, tragam luz onde há treva.

Enquanto isso, salvadores da pátria, dessa casta espúria, nadam de braçada, levando a manada de crédulos a abraçar ilusões, vendidas a alto preço a cada quatro anos.

Esperança por aqui é palavra vã, enquanto espertos e espertezas, dominarem o panorama da vida nacional. Corrigir leva tempo, suor e lágrimas. Talvez não tenhamos a capacidade de suplantar esse infortúnio, atrelados que estamos a usos e costumes não republicanos, e ao descaso com o essencial, que é educação e prioridade ao conhecimento, única estrada que leva ao exercício da legítima cidadania e de uma vida mais digna a todos.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 19/12/2017
Reeditado em 19/12/2017
Código do texto: T6202746
Classificação de conteúdo: seguro