Mulher Mendiga

Estava de bobeira, deitada folgadamente no sofá, passando os canais da tv sem muito compromisso em escutar o que realmente era transmitido quando resolvi para num canal aí… Era novela. Argh! Mentira, mentira… assisto! Pronto, confessei! Bem, a explicação disso – de eu ser noveleira – vem em outro texto…

Bom, voltando aos canais… estava ouvindo a fala de uma personagem e, em uma briga com uma amiga ela disse uma expressão que me chamou a atenção: mulher mendiga. Depois ela explicou o que seria e eu fiquei a refletir, achei bem interessante a colocação. Mulher mendiga!

A explicação foi que esse tipo de mulher seria aquela que aceita qualquer migalha de homens que pouco lhe valorizam, ou nem um pouco. Aí sim fiquei ainda mais reflexiva.

Acho que hoje tem muito disso. As mulheres estão fortes, responsáveis, corajosas mas, intimamente ainda podem estar se sentindo inseguras. Mesmo que sejam elas quem pagam as contas, que passam a roupa, que chegam tarde por conta de uma reunião importante de trabalho e que cuidam da lista do supermercado; o coraçãozinho continua o de uma mulher.

Vejam aqui que meu pensamento não masculinizou a mulher por este outro papel que ela também resolveu desempenhar e nem as minimizo pela insegurança que podem estar vivenciando.

Essa falta de segurança pode ser mais devastadora agora porque ela não mais tem tempo para lidar com isso. São tantas outras responsabilidades, decisões e compromissos que pouco se pensa e se sente o que realmente passa por dentro.

Acho que por isso essa expressão é válida agora: mulher mendiga. O que vier é lucro! Aqueles poucos minutos que ela tem, aproveita para ver se ele também tem… Se combinam, ótimo, se não… paciência, tente outra vez!

Se ele liga agora ou daqui a dez dias, ótimo, é o tempo que tem. Se ele quer apenas uma rapidinha na hora do almoço, ótimo, é o horário que achou. Se quer apenas alguns encontros e nada sério, ótimo, é a maneira dele não me prender. Uma característica marcante dessa mulher é a maneira como arruma desculpas por aceitar essas migalhas. Cada uma sabe o vazio que tem e que conteúdo lhe preenche.

Eu acredito que falta é querer mais para si. Não acho que seja falta de auto estima, até porque ela sabe o quanto já conquistou, mas ainda não entendeu que as conquistas ainda não cessaram. Se é a grande mulher que é, exige-se um companheiro à altura.

Não quero parecer petulante mas ‘mulher mendiga’ é uma associação muito feia para quem anda no mundo sobre saltos enormes, saias justíssimas e segurando as pontas em várias faces da vida.

Além disso, quem vive de migalha é pomba, eu, como um belo gavião, quero a ‘peça’ inteira!

Sheila Liz
Enviado por Sheila Liz em 26/12/2017
Reeditado em 19/01/2018
Código do texto: T6208746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.