E assim nasceu o primeiro pecado!

Nos tempos do paraíso, Deus, observando o dia a dia de todas as suas criações divinas, percebeu que algo de muito errado havia com todas as coisas do céu e da terra. O vento estava sem fôlego e palpitante, mal conseguia dar conta de soprar umas frágeis e moribundas folhas jogadas ao chão; o mar estava em ponto morto, desengrenado, parecia que as ondas haviam entrado em estado de greve por tempo indeterminado; a terra estava à toa na vida, não mexia sequer um músculo, curtindo uma preguicite aguda daquelas; os animais estavam apáticos e sem vida, parecendo mortos-vivos em total estado vegetativo. E, por fim, Adão estava numa depressão de dar dó... Deus pensou: onde foi que eu errei?

Depois de uma longa reflexão, Deus chegou a seguinte conclusão: muita ordem e muita paz devem fazer mais mal do que bem! Então o criador teve uma boa ideia: Quem sabe se eu acrescentar um pouco de "pimenta" na receita original da vida, a coisa melhore? Afinal de contas, até água demais faz mal! Talvez o erro esteja aí! E assim, soprou "doses homeopáticas de caos" pelos quatro cantos do Jardim do Éden.

O vento ganhou um novo fôlego, tornou-se "veloz e furioso", revelando a sua verdadeira face; as ondas do mar, até então, imersas numa tremenda calmaria, rebelaram-se e estupraram brutalmente as praias virgens; a terra finalmente saiu do marasmo, tremeu, e sacudiu sem compaixão os alicerces do paraíso; os animais se cansaram do "maná sem gosto do Senhor" e passaram a se banquetear na mesa farta da natureza viva. E para terminar o reparo na obra, Deus colocou um pouco de "tempero" na vida de Adão. Eva chegou para animar a festa! Agora sim, a "fórmula da vida" estava "redonda".

Em breve tempo, a inquietação e a rebeldia se enraizaram nas entranhas das almas dos seres animados e inanimados, e o bem, até então, senhor absoluto do universo, teve que aceitar dividir sua glória com o mal. E assim nasceu o primeiro pecado! Deixo o resto da história para Deus contar...

Feliz Ano Novo, caros amigos!