AINDA EXISTE ESQUERDA E DIREITA?

Ainda existe esquerda e direita?

Já se passaram mais de duzentos anos desde os fatos históricos que definiram a dicotomia "esquerda x direita" que até hoje tenta estabelecer as diferenças do sistema político no mundo. Originariamente eram apenas cadeiras distintas na Assembléia Legislativa Francesa, onde os jacobinos, representantes da pequena e média burguesia e do proletariado, sentavam-se à esquerda e os girondinos, que representavam as elites, à direita. Os primeiros buscavam mudanças e combatiam os privilégios aristocráticos e eclesiásticos da época; enquanto seus opositores surgiam como os defensores da ordem e da conservação do "status quo".

Ao longo da história essas denominações passaram a definir posicionamentos políticos e ideológicos antagônicos: os socialistas proclamavam-se de esquerda e os capitalistas de direita. Os esquerdistas se diziam postulantes de um novo mundo, liberto das influências maléficas das elites, enquanto a direita, por sua vez, seguia assumindo posições intransigentes na defesa dos seus interesses em detrimento das massas. E o mundo dividiu-se em dois blocos: o da esquerda, soviético, que se auto-intitulava comunista e o da direita, o ocidente capitalista, que se denominava democrático.

Direita e esquerda transformaram-se em rótulos para convencionar discursos e posturas políticas, sem qualquer conteúdo preciso, sofrendo ao longo dos séculos inúmeras influências e combinações. Parâmetros morais e concepções intelectuais definiram as posições assumidas pelos agentes políticos e a história hoje nos mostra revoluções de esquerda feitas por temperamentos de direita e governos de direita comandados por temperamentos de esquerda.

A queda do muro de Berlim e o desaparecimento da União Soviética deram fim às diferenças mais perceptíveis e os conceitos primordiais de esquerda e direita, pela impossibilidade de oferecer respostas para o mundo moderno através de ideologias ultrapassadas. Tornaram-se fictícios.

O pensador Jean Mediran diz: "A distinção entre a esquerda e a direita é sempre uma iniciativa feita pela esquerda em proveito da esquerda. Há uma direita na proporção em que uma esquerda se forma e a ela se opõe".

Fica difícil, portanto, definir com absoluta clareza e convicção, quem representa a esquerda e quem é de direita. Palavras e atos políticos se mesclam, confundem-se, contradizem-se, e nesse processo a pregação ideológica esquerdista, enquanto aspirante ao poder, perde-se no exercício dele.

Conservadores não assumem seus discursos quando postulantes de cargos políticos e os intelectuais, formadores da grande massa dos que se dizem esquerdistas, nunca aceitarão as evidências de que a atualidade não permite mais essa dicotomia no processo político. O que se vê é uma confusão ideológica, onde as concepções originárias de esquerda e direita perderam o sentido.

E assim voltamos à pergunta cuja resposta exige uma reflexão desapaixonada: Ainda existe esquerda e direita?

Publiquei esse texto em 2009,mas continua atual.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 29/12/2017
Código do texto: T6211967
Classificação de conteúdo: seguro