Romper o Ano

Sou de um tempo que não se usava essa palavra francesa, Réveillon, para designar a passagm do ano, usava-se mesmo era o popular "Rompimento do Ano". Era comum no ginásio um carinha para demonstrar que nao era mais "cascabuho" (curso primário) perguntar a outro: - Fulano, onde é que tu vai romper o ânus? O sueitinho á era "intelectuá" sabia que o nom científico de cu era ânus. Tábrincando com a cultura?

Mas o dia de ano era mesmo uma festa no sertão. E festa para todo mundo, inclusive os mais pobres. Se não havia as comidas e bebidas dos ricos, havia sempre uma penosa, farova, carne de porco assada, vinho Capelinha, cerveja e muita cachaça. Não faltava também um safoneiro na ponta de rua. Aspessoass botavam as cadeiras na calçada e ficavam esperndo o rompimento do anocom alegria e sperança não há ninguém com mais esperança que sertenejo, e qundo as luzesapagavam e começava o foguetório no Cruzeiro, iluminando o céu, incusive com foguetes que geravamuma espécie de lágriamas, começavam os abraços,, os cumprimetos... Era emocionante a contagem regressiva nos últimos segundos, em voz alt, dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um... pimba!, e tyome foguetão.

Mas a festa começava logo de manhã, a parti das dez horas era aquela confraterização, os amigos de fora que chegavam, as recordações, a cachacinha rolando... Casei num 31 de dezembro há long long time. Casei de manhãzinha às sete horas. Não sei ao certo porque no últio dia do ano. Mas inha mulher diz que foi porque a fmília dela só aceitava o casamento se fosse tmbém na igreja, eu não era religioso, mas aceitei e, diz ela, com a ressalva que fosse escondido, apenas meia dúzia de amigos compareceram. Acho que a versão tem lógica. Mas nunca me arrependi, nem da data, nem dohorário, nem do casamento Gralas a Deus.

Hoe o rompimento do ano mudou, as pessoas têm que passar fora, num clube, numa fsta, naoha mais aquela fstad vizinhança, aquele frisson fraterno. Mas ainda hpa alegria e, claro, esperança. Viva o Réveillon, ou seja, o rompimento do ano. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/12/2017
Código do texto: T6213153
Classificação de conteúdo: seguro