Sai Embuste!


Quadro anti embuste no Elo7 | Frases Soltas (E5D334)


 
    O primeiro dia de um novo ano é inigualável, ele é totalmente diferente de todos os outros dias consecutivos. Nesse dia, parece que o ar da vida dá a entender que tudo será novo, de que todos os dilemas dos anos anteriores irão desaparecer. Ledo do engano, a vida é muito mais complexa do que podemos imaginar. Existem certos embustes que ainda, por definitivo, permanecem infelizmente em nossas vidas gloriosas ou medíocres.

    Embuste? Que raio de palavra é essa? Embuste tem o sentido de emboscada, é golpe, tramoia, treta, mentira, manobra, falcatrua, impostura, logro, trapaça, armadilha, cilada e a melhor, é embusteirice.

   O embuste pode ser uma pessoa, um sentimento ou acontecimento. Talvez seja um amor do passado que deixou marcas negativas, ou uma dívida de telefone que você pagou, no entanto a operadora afirma o contrário. Acontecimento embustice é tão corriqueiro na vida, sempre tem algo ou alguém que deseja constantemente enferrujar sorrisos, dias e vidas.

      Uma defesa coerente contra o embuste, para tudo e todos que decidem correr no sentido contrário, que ficam espalhando cacos de vidros para cortar pés alheios é ser superior. Não digo a superioridade de quinta categoria, mas sim aquela onde nós podemos ser "o máximo possível de nós mesmos", de acordo com Nelson Rodrigues.

      É transformar todos os dias em primeiros, é olhar para o sol e encara-lo como novo todos os dias. É não lutar por liberdade, outrossim, por "uma causa que não tem nome" segundo Clarice Lispector. A melhor maneira de ser um anti-embuste é fazer o bem a você mesmo e aos seus semelhantes.

    Temos que distribuir intensidade em nossas melhores virtudes e equilíbrios, ou melhor, ter consciência de nossos defeitos. Por fim nesse princípio, que sejamos grandes o suficiente para nos tornamos universais e que possamos ser maiores e melhores que os embustes da vida.

 
Nilo Rodrigues
Enviado por Nilo Rodrigues em 01/01/2018
Reeditado em 08/04/2020
Código do texto: T6214241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.