A longa epopeia do craque Coró

– Saiu a convocação para a copa e a boa surpresa é a convocação do menino Coró. Aos dezessete anos Coró deve ser o titular, repetindo Pelé, nos idos de 1958; o menino está jogando muita bola e merece mesmo a convocação, não apenas por ser tão jovem, por ser uma grande promessa, mas pelo futebol que está jogando. Pra mim a vaga no ataque é dele.

* * *

– Acabam de confirmar a saída do técnico da seleção. Desentendimentos com a direção da CBF levaram alguns dirigentes a pedir a cabeça do técnico. As expectativas não são nada otimistas: por um lado se aguarda uma continuidade no trabalho, já que não há tempo hábil para um novo recomeço, por outro lado, espera-se também alguma mudança, ou a troca de técnico não se justificaria. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, mas o desentendimento nesse momento não é nada animador.

– Está sendo apresentada a nova lista de convocação, a definitiva. Amanhã se encerra o prazo de inscrição dos jogadores e não haverá mais possibilidade de troca.

– A única surpresa na nova lista é a ausência de Coró. O técnico justificou o corte alegando a imaturidade do garoto. Segundo ele, o menino ainda terá muitas copas para mostrar seu futebol, mas ainda não está maduro para isso. Aparentemente o corte veio apenas para justificar a mudança de técnico, alguma modificação tinha que ser feita para contornar a crise e a opção mais simples acabou sendo o corte do rapaz. Amanhã a lista segue para a FIFA.

* * *

Chega-nos a informação de que o craque Coró, de vinte e um anos acaba de sofrer uma contusão e está fora do time que vai disputar a copa. Considerado o melhor jogador do mundo, disputaria sua primeira copa, já que foi cortado da anterior às vésperas da convocação definitiva.

Coró estava participando de um treino recreativo, fazia a função de goleiro, quando, em um lance infeliz, lesionou o ombro. A contusão o impede de jogar por dois meses, de maneira que não poderá participar dessa copa. Por sorte o jogador é ainda muito novo e terá ainda várias copas pela frente para mostrar todo o seu futebol.

* * *

Notícia bomba! O super astro do futebol, Coró, jogador de vinte e cinco anos está fora da copa. Coró e mais dois outros jogadores, Chicão e Pindaíba, foram cortados da seleção por motivos disciplinares. Depois de inúmeros desentendimentos entre a comissão técnica e os jogadores, acabou sobrando para eles. Ninguém sabe ao certo o que houve no centro de treinamento da seleção às vésperas da convocação definitiva para a copa, mas parece ter havido um bate-boca intenso entre jogadores e membros da comissão técnica, e o técnico teria pedido a cabeça dos porta-vozes do movimento.

Bem, essa seleção estava mesmo uma bagunça e alguma coisa tinha que ser feita, mas o corte de Coró, o craque do time, parece uma medida suicida. Fica a impressão de que os jogadores tinham razão, e que o técnico quer aparecer mais que todo mundo, daí o corte da grande estrela do futebol mundial. De qualquer maneira, é possível que a punição exemplar surta efeito, e que o time passe a se comportar como uma verdadeira equipe.

* * *

Sai hoje a decisão sobre a permanência ou não de Coró no time que disputará a copa do mundo de futebol. O craque voltou a sentir uma lesão antiga no joelho, e por certo não participará das partidas iniciais do torneio. Existe a esperança de que ele venha a se recuperar até o final do campeonato, o que será definido por uma avaliação médica momentos antes da convocação definitiva.

Aos vinte e nove anos, será a última oportunidade de Coró – considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos –, jogar uma copa do mundo, na próxima ele já deve ter passado da idade para tal. Há uma grande torcida em todo o planeta, para que ele permaneça no time e possa jogar ao menos uma partida.

Notícia triste – os médicos avaliaram que a recuperação de Coró não foi satisfatória e que ele não estará em condições de participar dos jogos até a final da copa. A comissão técnica lamentou muitíssimo a decisão de cortar o melhor jogador do mundo, mas a conselho médico, não havia outra possibilidade. Tristeza geral na concentração – Coró está fora da copa.

* * *

Saiu a lista definitiva dos convocados para a copa do mundo. Poucas surpresas, exceto, talvez, a ausência de Coró na lista. Considerado por muitos o maior jogador do mundo, vinha sendo criticado pelo técnico, segundo quem seu tempo já passou. Fica uma grande frustração pela não participação de Coró, o maior jogador de todos os tempos, em uma copa do mundo. Aos trinta e três anos, ele não terá outra chance.

Em minha opinião o craque vem jogando muita bola e ainda é o maior do mundo, mas essa coisa da idade acaba pesando. Não soubessem a idade dele e estaria no time, mas como todos sabem...

* * *

Frustrada a expectativa da convocação de Coró para a copa do mundo. Aos trinta e sete anos, e jogando um bolão, o craque esperava finalmente participar de uma copa, tendo jogado muita bola nos últimos meses, continua mostrando porque é considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos.

Muita gente, por outro lado, acredita que Coró já passou da idade, e que só teria sido convocado por uma espécie de caridade, o que parece ter sido a opinião do técnico. Para mim Coró tem mostrado que ainda é o maior jogador da atualidade.

* * *

Nenhuma novidade na lista de convocados entregue à FIFA ontem. A expectativa de que Coró, aos quarenta e um anos pudesse ser convocado não se confirmou.

* * *

Sai a lista dos convocados para a seleção brasileira, e a surpresa é a convocação de Coró, aos quarenta e cinco anos.

Segundo o técnico Chicão, Coró é o maior jogador de todos os tempos e ainda joga muita bola. A decisão, muitíssimo polêmica, mostra que Chicão está com moral altíssimo ante a diretoria da CBF. Parece ter havido muitíssimas discussões internas e forte oposição à convocação do craque, que, aliás, vinha jogando na segunda divisão, fato que certamente pesou muito contra a convocação do jogador, além de sua idade. Por outro lado o técnico alegou que Chicão vem carregando o time que está na liderança do campeonato, no qual ele, presentemente, é o artilheiro. O certo é que essa decisão ainda vai gerar muita polêmica.

Durante a apresentação da lista, foi lembrado o antigo episódio em que ambos, Coró e Chicão, foram cortados da seleção. O técnico não quis comentar o acontecido, duas décadas antes, mas afirmou que a convocação de Coró para a copa corrige uma injustiça histórica para com o maior jogador de todos os tempos. De acordo com Chicão, Coró é o maior jogador que ele já viu jogar, o melhor de todos os tempos. Usando adjetivos como “mágico” e “melhor de todos os tempos”, afirmou que Coró será a arma secreta do time. Estima-se que a decisão cause uma tempestade de críticas.

* * *

– ... Bulê toca para Agogô, Agogô pra Limá, chutou é gol. Goooool, da França. (Silêncio) agora a vaca foi pro brejo, Batista.

– É, a coisa tá feia mesmo, trinta e quatro minutos do segundo tempo, dois a zero França. O time está cabisbaixo, abatido. Desanimou mesmo, os jogadores parecem conformados com a derrota. É a final da copa do mundo, não tem volta, não podem desanimar, têm que lutar. Não podem entregar os pontos assim.

– É, o problema é que eles não conseguem fazer nada, o time está completamente inoperante desde o início do jogo, apenas uma finalização em oitenta minutos. O segundo gol da França parece agora selar a vitória, o time brasileiro é a imagem da derrota.

– Coró no aquecimento.

– Pois é, e agora o técnico que não fez nada durante o jogo inteiro, que permitiu que a França dominasse toda a partida resolve homenagear esse velho colocando ele em campo. Isso é um absurdo.

– Mas não é assim, Batista, a opção de entrar mais um atacante parece óbvia, o time precisa de gols. O atacante que resta no banco é o Coró, os outros já entraram antes. Entra Coró no lugar de Kunga, o volante.

– Pois é, agora é que o erro fica mais evidente. O Chicão pensou que levaria o Coró para uma festa, dois a zero Brasil e colocava o cara faltando cinco minutos para terminar. Mas agora é jogo sério, o time precisa de atacante e só resta ao técnico a opção que ele mesmo escolheu, um jogador de quarenta e cinco anos.

– ... sobrou para Givaldo sozinho,vai marcar, é gol! Gooooooooooollllll. Goooooooooooolllll. Gol do Brasil! O toque do Coró foi sensacional. Ele ainda não tinha pegado na bola quando desarmou o adversário e com um único toque de primeira colocou o Givaldo cara a cara com o goleiro. Caçapa!

– Foi um lance de sorte, mas sensacional. Coró desarmou o francês com um chutão e a bola sobrou livre para o homem-gol do Brasil. Apesar da sorte um golaço.

– Olha Batista, você pode não se lembrar, mas esse desarme tocando de primeira na frente é uma das jogadas tradicionais do Coró, ele deu o toque com muita consciência, e a bola foi morrer dentro da área, na frente do Givaldo, que só teve o trabalho de tirar do goleiro. E olha lá, confusão na área, o Coró pegou a bola e os franceses querem tomar dele. Mas o Coró é experiente, não vai cair nas provocações. Agora ele está pagando geral para os brasileiros. Vem trazendo a bola e gritando com os caras, deu berro em todo o mundo.

– E parece que os gritos deram resultado, dá a impressão que o time acordou. Levantaram a cabeça e tá todo mundo correndo atrás da bola. Agora animaram, pena terem acordado só a seis minutos do final, mas tem tempo. Vamos lá Brasil.

– O Coró está regendo o time, ele confabulou ali com o Miltão, no meio, e agora está levantando e apontando os braços, organizando o time. Parece que a coisa melhorou.

– Eu estou achando o Coró muito atrás. O time precisa de atacante, de alguém para fazer o gol.

– Esgotado o tempo regulamentar. O árbitro deu três minutos de acréscimo. Coró lança Givaldo, ele corta o zagueiro, toca para Pimenta, é gol! Goooooooooollllllllllllll! Goooooooooooollllllllllllll. Era o segundo minuto dos acréscimos. Encerrada a partida, vamos ter prorrogação.

– O impressionante é que foi o segundo toque do Coró na bola. Estava lá atrás, numa zona morta, tocaram a bola para ele, ele lançou imediatamente, de primeira, com precisão. Perfeito.

– Agora as coisas estão invertidas, Batista. O time francês está jogado no campo, abatido, cabisbaixo. Deixaram a vitória escapar no último minuto, estão sentindo o desânimo e o cansaço. O lado brasileiro é só alegria. Coró está de pé, gesticulando e falando muito para o grupo.

Começa a prorrogação

O time brasileiro domina completamente o meio de campo. A posse de bola é quase toda brasileira. Os brasileiros ficam trançando a bola na intermediária, tocando uns para os outros, tentando cavar uma brecha para a penetração. Coró comanda o time.

Em disputa de bola o zagueiro entra violentamente no pé de Coró, que permanece estendido no campo.

– O time brasileiro está apenas com dez, Coró está sendo atendido fora do gramado.

– Ainda tem mais essa. O cara até que está jogando bem, mas não tem saúde, qualquer coisinha está fora, contundido.

– Mas você viu a entrada do zagueiro francês? A intenção era rachar mesmo, tinha que ter sido punido com cartão vermelho.

– Pois é, mas se ele tivesse vinte anos já estava em campo.

– Contra-ataque francês, a bola sobra para Siemá, está sozinho, vai marcar, é gol. Goooolll da França. No primeiro ataque francês. Agora as coisas ficam difíceis novamente.

– Coró voltou mancando muito. Mas não tem mais substituição, agora vai ter que ficar até o final.

– A coisa está feia mesmo, o Coró está se arrastando. Está sentindo visivelmente o pé direito.

– Mas o time brasileiro continua muito melhor em campo, não há motivo para desespero.

– Final do primeiro tempo da prorrogação, não tem intervalo. O time francês troca de campo lentamente, parece mais cansado.

– Sete minutos do segundo tempo e a bola não sai dos pés dos brasileiros. Eles ficam trançando ali pela intermediária tentando cavar alguma coisa sob o comando do Coró, que continua mancando muito, mas buscando jogo mesmo assim

– Jair toca para Leco, Leco devolve, bola para Lilinho, Coró, cutuca na frente para Vampireta é Gol! Goooooolllllll, Goooooooolllll! Vampireta, um golaço tocando por entre as pernas do goleiro. O passe do Coró foi magistral deixando o Vampireta na cara do gol, terceira vez que ele faz isso hoje!

O time cresce novamente depois do gol. A França acuada, só um jogador isolado no ataque, todo o time dentro da grande área. O Brasil domina completamente buscando o gol. Os franceses apenas se defendem.

– Vai se esgotando o tempo regulamentar, o árbitro deu mais um minuto de acréscimo. Parece que vamos ter uma decisão por pênaltis.

– Coró recebeu, encarou o zagueiro, aplica um elástico, passa entre dois zagueiros, driblou mais um, saiu o goleiro, ele dribla o goleiro e entra com bola e tudo, é gol! Goooooooolllllllll! Goooooooooolllllllll! Coró! Um golaaaaaaaaaço de Coró.

– O time já comemora a vitória, Coró nem se levantou, está sentindo muito o pé.

– E o árbitro sinaliza o final do jogo, nem esperou a saída no meio de campo.

– Será que ele validou o gol?

– Validou sim. Ele apontou o meio de campo, e já corria para lá, como ninguém veio atrás ele apitou e encerrou o jogo.

– Mas o gol vale, mesmo sem ter dado a saída no meio? O Brasil é campeão?

– Pode comemorar. Brasil campeão sim. O árbitro teve sabedoria; viu que o golaço do Coró era como a assinatura final em uma pintura. Tendo terminado a obra de arte, assinou, e estava decretado o fim da obra. Brasil quatro a três, campeão mundial. Coró sai carregado pelos companheiros que comemoram muito.