APARÊNCIAS QUE ENGANAM

Políticos e artistas muitas vezes são muito idiotas. Neste texto eu me refiro aos artifícios de postura e desempenho relativos à idade. Tirando as exceções, que vencem galhardamente os 90 ou 100 anos de idade, todos se assemelham acima dos setenta. Eu sei, eu sei, tem alguns “gargantas e metidos”, de cinqüenta e poucos anos, que não têm a nossa energia e disposição para o combate, mas não significa que NÃO sejamos VELHOS. Isto não me diminui, não me deprime e nem ofende. Dispenso eufemismos. Então, não adianta o Temer envergar aquela camisetinha justa pra se fazer de “tudo em cima”. Ele tem seis anos mais do que eu e isto é inevitavelmente um peso (não uma condenação). O Lula é outro metido a galo, um ano mais velho do que eu, já com 72 completos no lombo: baixinho, meio gordinho, não amarra sorrindo o cadarço dos tênis ou do sapato social, nem que a vaca tussa. Não falo do Roberto Carlos, pois tem perna mecânica, mas deixa a maioria desta galera setentona bater uma bolinha leve de dez minutos com os netinhos e vai ter engarrafamento de ambulâncias da UNIMED no local. Cada um no seu quadrado. Claro, tem muito chão pela frente e é preciso manter a forma, mas, ao invés de academia, tenho preferido eventuais caminhadas pela região para comprar isto ou aquilo, ir ao Banco, cortar o cabelo, consertar um objeto, procurar minha marca de cigarro, no mais, conto com uma senhora eficiente que me faz regularmente massagem. Caminhando acelerado, com sol ou com chuva, não canso, tanto quanto em passeios de viagem, portanto, vai rolando assim mesmo. Mas, pra cortar as unhas dos pés, há alguns meses, vou a Instituto.