Ibama: passado e presente

No início dos anos 90 o Ibama era uma grande árvore, bela e frondosa, que produzia muitos frutos.

Assim, sob sua sombra majestosa surgiu o Ministério do Meio Ambiente (MMA), cresceram os Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e se desenvolveram os Batalhões de Polícia Militar Ambiental.

Com o passar do tempo aquela grande árvore foi se enfraquecendo, perdendo galhos, deixando de dar flores e frutos. Em suas raízes surgiram fungos e seu caule sofreu com ataques de cupins, até que determinado dia ela caiu. Agora lentamente está se decompondo pela ação de microorganismos ... dia após dia vai retornando ao pó da Terra.

Esse é o ciclo da vida e o destino de muitas instituições no Brasil: nascer, crescer, dar frutos e morrer.

Em nosso país a descontinuidade e ruptura nas políticas públicas é uma constante. A instabilidade e falta de ações e programas de longo prazo deveria ser exceção, contudo infelizmente parece ser a regra geral no Brasil.

Hoje o Ibama possui pouca vitalidade, mas tem a alegria de saber que são muitas as instituições que carregam sua valorosa essência e inúmeras virtudes.

Antes era uma instituição forte, mas praticamente sozinha na defesa da natureza de nossa nação.

Hoje está em estado senil e bastante debilitado, no entanto carrega ótimas memórias e pode se orgulhar de ter muitos filhos e netos ao seu redor para levar adiante seu belo legado!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Janeiro de 2018.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior