HHHH (Operação Antropoide)

HHHH

Laurent Binet

Livro

Em 1942 Reinhard Heydrich era o terceiro nazi mais importante e, provavelmente, o mais cruel de todos.

Se Hitler pensou a Solução Final Heydrich foi quem arranjou maneira de a tornar possível.

Naquela que terá sido uma das mais espectaculares (e dramáticas) operações militares de tropas especiais da Guerra, Heydrich foi abatido por 2 patriotas checoslovacos vindos de Inglaterra.

Esta é a história de como tudo aconteceu.

O autor é filho de um comunista e de uma judia (os dois grupos mais odiados e perseguidos pelos nazis) motivo acrescido para se ler o livro, porque, embora isento, a ascendência do autor nota-se, em cada página de uma forma que considero de uma intensidade dramática que chega a ser perturbadora, num livro escrito ao mesmo tempo em que narra a acção e a forma como o autor escreveu o livro (basicamente ele explica como o escreveu, o processo criativo, as dúvidas que lhe surgiram durante a escrita etc...).

Não é nem de longe o melhor livro que já li, mas o seu ritmo, a emoção, a intensidade que o autor consegue transmitir, torna este livro sem dúvida numa referência, tanto para mim como leitor como enquanto "escritor".

Recomendo também o livro por ser um livro de fé, a fé de quem se bateu por um ideal,pela liberdade, por uma pátria, pela humanidade, e que morreu a lutar por aquilo em que acreditava, porque a rendição não era uma opção.

Fé por uma causa, algo cada vez mais raro nestes tempos estranhos onde parece valer tudo, onde tudo parece ter um preço.

Fé, algo que nunca terá um preço.

Fé o principal motivo de recomendar este livro.

https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Anthropoid

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 09/01/2018
Código do texto: T6221346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.