ESQUIZOFRENIA QUASE ENGANA JUIZ



Até os sete anos Maria era uma criança normal mas depois entre idas e vindas à clínicas neurológicas e os surtos mais frequentes ,os médicos deram um veredito .A menina sofria de esquizofrenia associada a transtorno bipolar.
Quando não estava dormindo , vagava pela casa ou na rua da cidadezinha , onde todos a conheciam e acudiam se tivesse um surto.
Tinha inteligência , decorava poesias (gostava de recitar),desenhava muito bem,porém às vezes errava uma simples soma e se atrapalhava com troco em pequenas compras.Se deixasse comprava tudo que via.Se tivesse brilho.
Irritava-se facilmente .De convivência difícil até alguns parentes afastavam-se dela.
Quando fez trinta e cinco anos , a mãe ,professora aposentada e viúva começou a preocupar-se com o futuro dela.Jamais poderia trabalhar , tinha apenas mais uma filha muita ocupada com a própria família e seu trabalho, o marido também não via com bons olhos conviver com essa cunhada doente.
D.Angela procurou um advogado,preparou toda a documentação para interditar a moça,nomear a irmã como futura tutora e ,principalmente passar sua aposentadoria para a filha e seu tutor o que iria custear todas as despesas de Maria.
Audiência marcada , o juiz e começa fazer as perguntas:
-Maria, como você vive ?
-Muito bem, doutor. Tenho muitas atividades
- Como lida com sua doença, os medicamentos ,consegue se cuidar?
-Sim! A mamãe leva meu café e remédios na cama depois vou para meu atalie.
-Muito bem , diz o juiz! E o que você faz lá?
Tudo.Pinto , desenho, escrevo meus diários.
-Diários ?
-Sim tenho uns trinta.
-Maria ,qual o nome do nosso presidente?
-Ela responde sem exitar .
-A capital do Paraná?
-Curitiba , doutor.
E muitas outras perguntas responde com total acerto.
-Ei, doutor , posso recitar Navio Negreiros para o senhor ? O senhor é muito legal.
-Apelando para sua paciência ,ele diz um sim.
Ela , levanta-se e declama ,gesticulando ,todinho o poema enorme.Ele fica pasmo.
A mãe , pensa .Ela estragou tudo e embora não era para falar,ergue a mão.
-Excelência, uma parte .
-Pergunte para Maria o que tem no seu quarto “Ataliet” e o que ela compra com seu dinheiro.:
-como gasta seu dinheiro?
- Sorrindo ela responde , compro muitas bonecas e outros brinquedos.Meu quarto está cheio.A última que comprei fala setenta frases. Tirei várias fotos com ela. Ah! Podia ter trazido a Sofia.
-Quem é Sofia?
A moça que cuida de mim, minha acompanhante.
Sessão encerrada, a tutela sacramentada.