O ProfessorImagem relacionada

Na pequena cidade, de Almas, situada hoje no Estado do Tocantins, eu trabalhei por quase dois anos, como Agente Arrecadador (Coletor), a partir de 1985.
As ruas da cidade, eram de terra e tinha um Hotel e Churrascaria do Fortunado, onde eu morava. 
A Agenfa ou Coletoria, ficava em uma sala pequena, onde eu dividia espaço com um Avaliador de Imóveis,  do Instituto de Avaliação dos Imóveis de Goiás.
O funcionário logo se aposentou e eu acumulei a função de Avaliador, por um bom tempo. 
Havia um Colégio Estadual de primeiro e segundo grau, onde eu Lecionei,
em regime de Pro-labore, por seis meses, em substituição a um Pastor, que foi fazer especialização, no Rio de Janeiro.
A turma era de quarenta alunos, do 2º e 3º anos, no curso Científico.
Eu lecionava, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
No início foi difícil, pois foi a primeira vez que eu me tornei Professor.
Entre meus alunos, a esposa e a filha do Prefeito. Pode!
Os alunos, estavam acostumados com leitura e aprendizado por Livro.
Mas, como a maioria era resistente, a esse método, então, implantei uma apostila feita no Mimiógrafo, nos moldes da apostila do Colégio Objetivo de Goiânia, onde estudei Cursinho.
A maioria dos alunos, adoraram a apostila... Aprendiam bem.
No final do ano, tive que reprovar dois alunos folgados.
Viviam nos bares da cidade, jogando sinuca e bebendo e sempre chegavam atrasado às aulas. Na realidade, não queriam estudar.
Algumas alunas, eram meio interesseiras, chantagistas e viviam debruçando, em cima do Jovem professor, tentando conseguir nota melhor. Mas, eu não aceitava esse tipo de artimanha. Pois, Educação é um assunto sério.
Foi bom enquanto lecionei, mas nunca recebi, pelas aulas que dei.
Todo valor que eu deveria receber, em nome do Pastor, eu doei para a Igreja, pois eu já tinha um bom salário, pago pela Secretaria de Fazenda de Goiás.

"O IMPORTANTE PARA MIM, FOI PODER ENSINAR ÀQUELES ALUNOS, O QUE EU APRENDI" - Jaime Teodoro
Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 17/01/2018
Reeditado em 06/02/2019
Código do texto: T6228852
Classificação de conteúdo: seguro