Para uma guerreira

Quando se tem um filho, não vem junto um manual, da barriga da mãe sai o bebê, sai a placenta, o cordão umbilical, sai sangue, mas não um manual...

Os nove meses em que a mulher passa grávida, não é um preparo de como ser mãe, é somente uma espera mesmo, e isso não ensina a ser mãe, o que ensina é a vida, são os anos...

Quantas vezes pensamos em fazer diferente, mas como saber?

Cometemos erros, muitos... alguns acertos, muitas tentativas< muitas frustrações e dúvidas, mas disso ninguém quer saber.

Você está só, completamente só.

Então você segue em frente, não da maneira que lhe foi ensinado, pois nada lhe foi ensinado, você segue da maneira que pode, da maneira que dá... os filhos crescem e com eles, os problemas, responsabilidades e sabe o que também cresce? O medo.

Cadê ajuda? Onde estão as pessoas? Cadê todo mundo? Estão todos cuidando das suas próprias vidas.

Você está só...

Mas você continua em frente, e luta pelo o que ainda lhe resta, luta quando tem todos os motivos pra desistir, continua firme de pé, quando tem todos os motivos pra desaparecer.

Sem ninguém pra lhe mostrar a direção, ninguém pra segurar a sua mão...

Mas a vida é uma caixinha de surpresas, nem tudo está perdido, e com tantos sofrimentos e amarguras, você ganhou forças, não dizem que aquilo que não nos mata, nos fortalece? Então... e você adquiriu fé, muita fé. E veja só, não está mais sozinha.

Uns vão te julgar, talvez lhe atirem algumas pedras e te acertem. Chora, se entristece, sofre... você confiou nas pessoas erradas, mas aprendeu, fez coisas erradas, mas se arrependeu.

Mas existe mesmo uma luz no fim do túnel, cada lágrima valeu à pena, e tudo deu certo no final; na ânsia de querer acertar, você plantou... e colheu.

E o resultado: aplausos!!

Aplausos, grande guerreira, que lutou até o fim.

Parabéns pra essa mulher, que sofreu, que chorou, que sorriu, que lutou, que cumpriu e... viveu!

Texto dedicado com muito amor à minha tia Domezinda Alves, conhecida carinhosamente como Vó Dozinha.