9k=

Para poder se desenvolver de forma proporcional, uma sociedade qualquer deve aprimorar diversos setores que envolvam o progresso de toda população no sentido de cada indivíduo leve consigo, igualitariamente, os proveitos para o crescimento pessoal e social. No entanto, muitos setores que deveriam servir de base para as pessoas não funcionam corretamente – pelo menos não para alguns: a educação.
Como se tem visto, o sistema educacional brasileiro tem apresentado alguns problemas, principalmente no setor público. A imensa quantidade de professores que abandonam a sala de aula, a péssima infraestrutura, o baixo salário – às vezes abaixo do piso –, o mau comportamento de alguns alunos e entre outros problemas pioram ainda mais os baixos índices da educação brasileira. Alguns alunos chegam ao ensino médio sem se quer interpretar um texto corretamente ou apresentando dificuldades em outras matérias, como matemática.
São notórias as dificuldades e as barreiras enfrentadas na educação em nosso país em virtude de o governo não se preocupar tanto com esse setor ao longo dos últimos anos. A formação muito precária de parte dos alunos e dos professores – que, às vezes, se frustram em sua profissão por darem conta de seu papel na formação do aluno - permite que as carências de qualidade de ensino aumentem cada vez mais, principalmente nas camadas mais pobres da sociedade em que não se obtém muitas facilidades para uma aprendizagem de qualidade.
O que diria Paulo Freire? Em sua pedagogia da libertação, o grande educador de renome apregoa que a necessidade de combater as diferenças sociais é essencial a fim de todos ganhem futuramente e, nesse sentido, formar-se-iam indivíduos mais capazes e preparados para se exercer suas profissões, qualquer que seja. No entanto, a formação de professores é baixa devido ao desestímulo permanente e crescente para se tornar um – fora outros fatores já citados e além dos problemas em algumas universidades que não foram adequadamente os alunos ou pela falta de conhecimentos básicos que deveriam ser adquiridos nas escolas ou da falta de preparo dos professores e/ou da péssima infraestrutura.
A educação não apenas instrui os alunos, mas os ajuda em um processo de autoconhecimento com o objetivo de concedê-los formas melhorar sua compreensão de mundo, fato que auxilia com a melhor interpretação das coisas cotidianas, como a escolha de uma profissão e até mesmo em sua formação como cidadão.
O que será das gerações futuras é uma incógnita, se nada for feito para melhorar todos esses pontos. Esperar que aparecer um novo Paulo Freire talvez seja uma solução, mas demorada e até lá nossa educação poderá está em um caos maior e a nossa sociedade verá com mais veemência o próprio umbigo – talvez. Como disse Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.
Ricardo Miranda Filho
Enviado por Ricardo Miranda Filho em 19/01/2018
Código do texto: T6230434
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.