2Q==
      A ARTE DE DIZER NÃO !

     Desde quando  consigo me lembrar , uma das palavras que mais ouvi na minha vida  foi simplesmente um “NÃO” , alguns bem sonoros, uns com algum sarcasmo e muitos acompanhados de um olhar frio e penetrante .
   
Não tenho memória  suficiente para tentar contar a quantidade de “nãos” recebidos e o detalhe é que a maioria deles não veio seguido  de qualquer justificativa ou explicação. Era não por que era não ! 
   
Confesso  que  sinceramente não dá pra afirmar com muita certeza se isso me fez muito bem já que naquela época, nos meus tempos de criança , adolescência  e juventude a educação familiar e a escolar eram vistas de uma outra forma e também se me lembro com clareza , um olhar penetrante  era muito mais que suficiente que dois, três ou vários nãos, com ou sem quaisquer  tipos  de esclarecimento ou justificativa.
    
 Cresci   muitas e muitas vezes sentindo  que o não seria meu maior adversário e embora desde cedo quisesse fazer muitas coisas,  tanto em casa quanto na escola ou até no convívio com amigos da mesma idade, o “não”  era não só temido como também absolutamente  respeitado. Dificilmente  se discutia um não recebido.
   
 Hoje em dia as coisas e situações são muito diferentes . Mudou tudo só não sei se para melhor ou pior. Na dúvida  creio que mudou para pior. 
   
 Vejo  crianças  enfrentando  os pais , meninos e meninas desafiando os adultos e passando por cima de determinações e daquilo que antigamente chamávamos de normas de educação e disciplina ou seja ,   hoje em dia conceitos e experiências sérias   completamente  abaladas.
     
 Vejo  muitos  pais sem coragem de negar aos filhos coisas que o bom senso manda negar , a boa educação manda negar e não negando quer dizer, trocando  um decidido  não  por um deixa pra lá  disfarçado de fingir que não está escutando ou entendendo ,  conseqüências  futuras são ou serão completamente devastadoras.
     
É preciso coragem para dizer um não, seja lá qual for a situação ? Sim com certeza é preciso coragem, além de muito equilíbrio .  Mas na dúvida  é melhor que se diga sem medo . Se houver algum tipo de exagero tudo bem, a gente respira fundo e  certamente se chegará a melhor conclusão.
   
 No meu modesto modo de ver as coisas,  a arte de dizer um não está justamente no acompanhamento, nas justificativas  e nesse caso entendo que o “não”  não foi criado para ser só uma simples palavra de três  letras . Ele  encerra muito mais que isso e é justamente esse muito mais que molda a personalidade de uma pessoa, preferencialmente para o bem.

      É como entendo...

                      *********




(...imagem google...)

 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 22/01/2018
Código do texto: T6233300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.