O DESTINO

Dizem que todos nós temos um destino traçado ou pré estabelecido. Principalmente no meio religioso, há uma crença muito grande na ideia de um destino traçado ou pré estabelecido para nós seres humanos.

No entanto, ao expor minha opinião a respeito de uma crença, ideologia, cultura ou comportamentos, tenho sempre o cuidado de não a impor como verdade absoluta. Primeiro, para evitar polêmica e depois, porque acredito que nesta vida poucas coisas podem ser consideradas como verdade absoluta. Mas, digo que particularmente, não acredito em destino traçado ou determinado para cada ser humano. Exceto ao de nascer, crescer e morrer. O resto de nosso destino, somos nós que traçamos ou construímos, ainda que, algumas vezes de forma consciente ou inconsciente. Mas, de uma forma ou de outra, acabamos traçando ou tecendo nosso destino, ou seja, ele nada mais é, do que o resultado de nossas escolhas na vida. No entanto, vale observar que, na infância não tomamos decisões nem temos controle sobre elas. O ambiente externo, ou onde vivemos, também tem uma certa influência em nosso destino. Desta forma, podemos dizer que parte de nosso destino, está credenciado a outras pessoas, ou ao ambiente externo, onde vivemos. A personalidade que herdamos, também tem uma certa influência, mas, podemos moldá-la.

Somos seres obstinados, não destinados. Temos livre arbítrio de escolhas e capacidade para gerir nosso Eu, construindo assim, nosso destino, mesmo não sendo completamente dono dele, podemos controlá-lo.

Josildo S Neves