INTEGRIDADE E CARÁTER

São duas qualidades essenciais na vida de uma pessoa. Apesar de ser duas coisas distintas, andam lado a lado.

INTEGRIDADE é: boa reputação, retidão e briosidade. CARÁTER é: modo de ser, sentir e agir de um indivíduo ou grupo, demonstrando firmeza de atitudes. Ao observarmos o conceito de integridade e caráter, podemos deduzir que são qualidades difíceis de serem encontradas em muitas pessoas, principalmente nos dias de hoje. Pois, em nome do sucesso a qualquer custo, estas qualidades têm sido desprezadas por muitos.

Eu particularmente, acho muito digno de aplausos, uma pessoa íntegra e de bom caráter, apesar que, para alguns, é motivo de piadas e deboches por não se aproveitar das oportunidades para obter vantagem, para barganhar, o tal é taxado como bobo.

Vivemos numa sociedade onde as pessoas se acostumaram com o famoso " jeitinho" e, em nosso país especificamente, o "jeitinho brasileiro". São manobras ou meios usados para conseguir algo que muitas vezes, são desprovidos de integridade e caráter, ou seja, de forma desonesta. Porém, estes jeitinhos, vêm se tornando comuns e dignos de aplausos por alguns, mas também, a causa do fracasso de muitos.

Integridade e caráter, são parecidos e as vezes confundidos, é porque é difícil ter um e não ter o outro, o mais fácil é não ter os dois. Portanto, para ser íntegro e para ter um bom caráter, ambos dependem de atitudes ou das atitudes. Uma pessoa íntegra e de bom caráter, ela jamais é egoísta e injusta. Ela pratica a "empatia" e preocupa-se com o bem estar alheio. Ela pratica a "justiça" dando a César o que é de César.

Não há coisa melhor do que ter uma consciência tranquila, andar de cabeça erguida por onde quer que vá, deitar a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos, sem culpa, sem mácula.

Josildo S Neves