O Nascimento do Partido dos Trabalhadores

É a cantilena da direita deste a fundação anunciam em crises de que o PT acabou. Foi assim em 1995 com a greve dos Petroleiros, foi com invenção do (mensalão) em 2005, e agora com o Golpe na Dillma e a condenação sem prova de crime do Lula. Sendo assim conto um pouquinho da história que vivenciei no PT.

Nos anos 77 e 78 em pleno Regime de Exceção, onde as greves eram proibidas. Os movimentos sindicais eram reprimidos. A insastifação da classe operária era evidente. Movimentos clandestinos existiam. Daí um operário torneiro mecânico, Luiz Inácio Lula da Silva se afirma como representante dos movimentos reenvindicatórios .ganhando corpo no ABC paulista. Então nasceu a necessidade de criar um Partido político que canalizassem todo sentimento e reenvindicações dos trabalhadores, massacrados pela ditadura militar. Foi nos momentos de adversidade, que nasceu o Partido dos Trabalhadores. Naquela época só havia dois partidos a Arena, ligada aos militares, partido da situação e MDB, uma oposição consentida, isto é, com permissão dos militares.

Fundado em Fevereiro de 1980. O PT agregou diversos segmentos sociais, também a esquerda que existia na clandestinidade. A ala progressista da Igreja. Abraçamos o socialismo democrático e repudiamos o socialismo burocrático do Leste Europeu.. Apoiamos o movimento solidariedade da Polônia. Condenamos o Massacre da Paz Celestial na China Comunista. Apoiamos a Revolução Sandinista. Condenamos a tomada do Poder no Chile pelo o general Pinochét.

Hoje lutamos para um socialismo democrático que vença ás mazelas desta nossa atual sociedade . Destruir o atual capitalismo ganancioso, que gera fome, favelas, inflação. Recessão e violência. “ O PT não morreu, mesmo por que a utopia não se mata” . AD. A luta continua companheiros!!!

Lair Estanislau Alves.