Excesso e exagero de respeito

Ninguém neste mundao de Deus está acima do bem e do mal. Não há santos, nem ninguem é perfeito, Santos só no céu.

Assim, hermans e hermanos, ninguém, mas ninguém mesmo, é inquestionável. Eu, vocês e qualquer pessoa somos todos feitos do barro e do sopro divinos. Se isso é verdade, por que alguns estariam acima de quaisquer suspeitas? Serim semideuses? Or, semideuses nao existem. Uma pergunta nao pode calar: por que um cidadão deve temer outro cidadão? Por que esse excesso e esse exagero de respeito que são, vou ser franco, sinais evidentes de medo? Por que temer criticar ou discordar de um cidadão que eventualente e transitoriamente (porque na vida tudo é transitório, até a própria vida) detém um cargo importante? Ora, só teme uma autoridade quem tem rabo preso, rabo de palha, medo de perder uma benesse.

Mas há quem ache que certos dentores de determinados cargos estão acima do bem e do mal e que criticá-los, mesmo com razão, é inoportuno e isso seria constrangedor, nao ajudaria o país. É conversa mole. Éso medo, covardia, reflexo do condicionanamento ao que a mídia prega. ~Dizer a verdade nunca é inoportuno e nem põe em risco nada. O que copromete a democracia é o medo, o excesso de respeito, o exagero no endeusamento de certas pessoas qie, repito, transitoriamente estão exercendo certos cargos.

Vou continuar sendo eu mesmo, posso ficar estigmatizado, marcado, evitado, mas mesmo sendo um velho pobre, sem poder, sem cargos, sem mandatos, sem títutos, sem lenço e sem documento sou um cidadão conscientee nenhum ministro, juiz, militar, poderoosos das finaças, ningupem pe mais cidadão que eu. Nem melhor do que eu. O voto de qualquer um deles´vale tanto quanto o meu, se eles tem direito à opinião eu tambem tenho, se tem uma vida limpa eu tambem tenho, posso não ter a função, o poder, o cargo, mas se nao tenho rabo preso por que iria temer o poder dels? Por que iria abrir mão de minhas opiniões? Nao, não abo mão do que penso. Gostaria apenas de falar do que gosto, o passado, aos causos, o folclore, meus tempos de criana e adolescente, mas há momentos em que a gente temos que opinar sobre o cotidiano do país. Principalmente quando se nota tanto ecesso e exagero de respeito que é nada mais e nada mens do que o popular medo de contrariar meia dúzia de funcionários públicos. Pessoal, o ministro, o desmebargador, o juiz, qualquer autoridade e um funcionário púbico. É um eregado da sociedade.O patrão é o povo. Tá ana hora de entender algo tão óbvio e ululante. Eu sou um véio liso e se nenhum prestígio mas nao tenho medo de nenhuma autoridade, nem de critiá-las com razão. Medo é manha e cara feia é dsafadeza, dizia minha avó materna. Puxei a ela nesse ponto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/01/2018
Código do texto: T6240224
Classificação de conteúdo: seguro