Origem da Goiabada em corte

Acho difícil encontrar um brasileiro que não goste de goiabada em corte. Eu sou arriado os quatro pneus por ela. E gosto de degustá-la junto com uma tora de queijo de coalho (só serve se for desse tipo de queijo), depois bebo um copão de água de quatinha daquele eito que molha a caixa dos peitos, como fazia quando menino.

Mas o que raras pessoas sabem é como se originou a goiabada em corte. Alguns historiadores, em teses de mestrado, dizem que nasceu com as Fábricas Peixe. Não é verdade, a Peixe relmente foi quem primeiro comercializou a goiabada em corte para todo o país e para o exterior.

Mas o nascimento desse tipo de goiabada ocorreu na então Vila de Santa Águeda (hoje Pesqueira) num arruado chamado Pitanga, ainda durante o Império, onde uma senhora chamada Dona Negu (assim mesmo) fazia goiabada que as pessoas saboreavam, passando depois esse fabrico caseiro paraas filhas Dona Dina da Conceição, Dona Maria Emília e Dona Maria Frecheira; Foi Dona Dina quem transformou o "tijolo de goiaba", de sabor agradável, meioescuro e de difícil corte, na maleável, transparente, de cor encarnada e rosa, bonita e de novo paladar. Ela aperfeiçoou o segredo do ponto e tinha uma ciência própria do preparo, passou a vender o doce em lata, sua produção não atendia à procura. Era feito num tacho comum e mexido à mão. Foi ona Dina que foi trabalhar com Dona Maria Brito (esposa do Capitão Carlos de Britto) em 1903, quando fundaram as Fábricas Peixe. Dona Dina foi a inventora da goiabada.

Merecia uma homenagem, mas não é sequer lembrada. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/01/2018
Código do texto: T6241291
Classificação de conteúdo: seguro