O CARTEIRO E O POETA

Quando leio um livro ou assisto a um filme e sinto prazer nunca mais leio aquele livro ou assisto a aquele filme com receio de perder o encanto da primeira vez.

Quando não gosto normalmente dou uma segunda chance, considero a possibilidade de na primeira tentativa não estar bem naquele momento, ou não ter compreendido o suficiente.

O filme O Carteiro e o Poeta, amei desde a primeira vez que assisti, e amei tanto que ontem foi a sexta vez que assisto desde o seu lançamento, e como em todas as outras sempre me emociono.

Uma vez Vinicius disse que a vida é a arte do encontro embora haja tantos desencontros pela vida.

O encontro entre duas pessoas, independente do gênero, quando há identificação mutua e se forma uma grande amizade é um ato mágico de amor promovido por Deus.

O Carteiro e o Poeta é um filme que relata a arte de um desses encontros. Um inimaginável encontro de amizade entre o intelectual e poeta chileno Pablo Neruda, e um simples carteiro semi-analfabeto em uma pequena ilha no sul da Itália.

Dois homens com formação distintas e que acabam se tornando grandes amigos.

Com a chegada do poeta a ilha para um auto-exílio, o carteiro que não o conhecia, fica sabendo que Neruda é um poeta famoso e com suas palavras de amor despertava a paixão nas mulheres do mundo inteiro. Procura aproximar-se do poeta quando entregava a correspondência endereçada a ele na casa a qual Neruda se hospedara. Com o tempo, passando a admirá-lo, timidamente solicita ajuda ao poeta para conquistar uma moça do vilarejo por quem se apaixonara. Sua intenção é seduzi-la com palavras de amor como as que Neruda utilizava em seus versos e que encantava a todas as mulheres.

A beleza da história consiste em demonstrar como um homem rude e semi-analfabeto e o outro um intelectual refinado possuem os mesmos sentimentos perante o amor por uma mulher.

Um dos momentos mais singelos é quando o poeta ensina o carteiro o que é uma metáfora, e a importância que esse recurso tem na poesia para falar de amor.

Neruda, um comunista convicto, naquele momento por livre e espontânea vontade deixava o Chile indignado com o rumo que seu país tomava politicamente. Durante a convivência com o carteiro consegue influencia-lo o tornando um comunista como ele.

Forma-se uma amizade profunda entre os dois, baseada mutuamente na admiração e no respeito.

O filme é belíssimo, se você ainda não assistiu procure assistir é de uma delicadeza sublime que faz bem a todos os corações.

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 02/02/2018
Código do texto: T6242889
Classificação de conteúdo: seguro