Acima da Lei

2004

O Meritíssimo Juiz Maurício Corrêa, na qualidade de Presidente do STF, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado ou falar coisas sensatas diante do Ministro da Justiça, quando da inauguração do novo fórum trabalhista. Um dos motivos é que o pomposo prédio do TRT, é símbolo de corrupção, praticado por quem deveria combatê-la, o juiz Nicolau dos Santos Neto “Lalau”. Outro motivo, é que há muito, a população não acredita no judiciário, por causa da morosidade dos processos e deslizes morais de seus membros. Alguns desses deslizes: um juiz assassina a esposa grávida, esse juiz está na cadeia? Não! O espírito de porco, desculpe; um lapso, espírito de corpo. o protege. Na tal operação Anaconda, um juiz é encontrado com muitos dólares, proviniente de corrupção. Um juiz liberou bens bloqueados do ex deputado Sérgio Naya, aquele dos edifícios construído com areia do mar. Uma juíza em Minas concedeu um habeas corpus a um delegado torturador. Contudo não se deve generalizar para os demais servidores da justiça, pois a maioria são cônscios de seus deveres. Dois exemplos que me veio à memória; a juíza Denise Frossard e o promotor Luiz Francisco de Souza.

Ainda sobre a inauguração do Fórum Trabalhista, juízes, promotores e advogados deram as costas e vaiaram o Ministro da Justiça, demonstrando falta de ética, respeito e, sobretudo falta de educação. É esse pessoal é que vai exercer a lei e a justiça.

Uma coisa é certa: o Judiciário precisa sim, de controle externo. Juízes e promotores, não estão acima do bem e do mal, ou acima da LEI.

Esta crônica foi publicada no jornal O TEMPO ,em 6 de Abril de 2004.

Lair Estanislau Alves.