O Brasil que eu quero ter no futuro.

Desde o início do ano a Rede Globo lançou a campanha: O país que eu quero ter no futuro. Em todos os telejornais a emissora solicita aos telespectadores que envie vídeos gravados na câmara no sentido horizontal visualizando pontos turísticos de sua cidade ao fundo e sua imagem dizendo seu nome, a cidade de onde está falando e suas aspirações para o Brasil que você gostaria de ter no amanhã.

Apesar de a campanha ser insistente e bastante repetitiva encontrei pessoas que não tinham conhecimento porque só assiste TV por assinatura. Fiquei surpresa, uma vez que eu como muitos imaginam ser a Globo o canal preferido pelos telespectadores.

Os vídeos que foram publicados e que eu tive oportunidade de assistir foram bastante criativos e muitos levaram a sério a campanha. Encontrei vários que ao começar a gravação tiveram o celular roubado o que retrata de fato o momento caótico que estamos vivenciando. Um país sem segurança pública e que deveria ser uma preocupação prioritária de nossos governantes e dos próximos que deveram assumir após as eleições. Outros ao invés de escolherem o pano de fundo um local turístico preferiram um quatro de pobreza, de cidade abandonada, rio poluído, fazendo um desabafo pelo descaso das autoridades. O mais excêntrico que vi foi de uma cidadã pedindo aos políticos para transformar a água do mar em água doce. Não entendi bem o sentido da coisa embora sabendo que o brasileiro está sempre bem humorado e está sempre pronto para fazer uma piada. Será que a pessoa quis passar alguma mensagem ou fazer gozação da campanha?

Já fiz várias indagações a respeito da intenção da globo. O que na verdade ela quer atingir com essa pesquisa? A referida rede de televisão incentiva intensamente a participação dos 5.570 municípios. Chego a pensar que o seu objetivo é verificar as maiores carências das cidades e o anseio do povo em relação a uma melhor qualidade de vida para utilizar esses dados no período de eleição de forma que os candidatos integre em seus planos de trabalho, aquilo que o povo apontou com prioridades. Hipóteses. Não sei se estou indo no rumo certo.

Muitas críticas são feitas a campanha inclusive do tempo de 15 segundos para expor tudo o que se espera do Brasil de amanhã. O povo está curioso e aguarda com ansiedade o resultado desse trabalho. Pelo menos surgiu uma oportunidade de se fazer um protesto, um desabafo em rede nacional. A campanha pode ser até bem intencionada e tenha como objetivo mostrar a realidade de nosso país de forma escancarada e conscientizar aos governantes a voz do povo que quer um Brasil na vertical, em pé. É hora de acordar, saí da horizontal, não dá mais para dormir

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/02/2018
Código do texto: T6251416
Classificação de conteúdo: seguro