IDEIA SINISTRA

UMA IDEIA SINISTRA / PREFÁCIO

Texto de Nelson Marzullo Tangerini

Ao longo da vida, Nestor Tangerini escreveu sonetos, trovas, monólogos e crônicas e fez caricaturas cubistas em estilo cubista – de artistas, políticos e pessoas comuns.

Seus sonetos satíricos, influenciados por Bocage e Gregório de Matos, foram publicados em Humoradas...; seus sonetos líricos, parnasianos, como sugere o escritor e Acadêmico passafundense Paulo Monteiro, contém sonetos familiares, para amigos e duas letras de música: Dona Felicidade, musicada por Benedito Lacerda, e Manon, musicada por Alice Alves, esposa do cineasta, humorista, compositor e cantor Ronaldo Lupo [Ronaldo Lupovici].

Ideia Sinistra é uma miscelânea de textos do autor e contém trovas, monólogos e (outras) letras de música. E, são publicadas assim, em conjunto, porque, se publicadas separadamente, tornar-se-iam livros muito finos, pequenos, e, creio, acabariam se perdendo.

Um novo livro de Nestor Tangerini já sendo composto. Chama-se Caricaturas Cubistas: contém caricaturas publicadas no jornal O Canastrão [de Niterói] e nas revistas OQA e O Espeto [do Rio de Janeiro, então Capital Federal].

Vinícius Tangerini, ator e professor de Teatro, neto de Nestor Tangerini, já trabalha num novo livro do autor, um livro contendo peças de Teatro – de Revista -, muitas delas escritas para a Companhia Jardel Jércolis, do empresário teatral Jardel Jércolis [1937], pondo fim, portanto, à lenda de que Jardel teria escrito Estupenda!, Magnífica!, Na Dura! e Gol!, peças que continham esquetes de Nestor Tangerini.

Era grande a admiração de Tangerini por Machado de Assis, também, e isto está claro quanto o poeta nomeia um conjunto de trovas como Balas de Estilo [Balas de Estalo] ou escreve o Samba da Meia-Noite [Histórias da Meia-Noite].

Espero que o público leitor saiba apreciar mais esta obra do piracicabano niteroiense Nestor Tangerini.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 13/02/2018
Reeditado em 13/02/2018
Código do texto: T6252655
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.