Organicamente

Um dia alguém disse: "Organicamente". Essa palavra não era comum ao meu vocabulário. "Orgânico", eu pensei, "é coisa de planta". Mas acontece que o contexto em que se estava usando essa palavra não era de planta, era de gente, de trabalho, de luta, de relacionamento. Organicamente, é uma palavra bonita e muito usada nos meios acadêmicos para falar sobre quando algo se torna tão funcional, que se aproxima da naturalidade. Vem de planta mesmo. É que planta é meio isso: algo que cresce aparentemente sozinho, mas que na realidade, cresce de acordo com o que há em volta e que naturalmente caminha em conjunto criando aos poucos essa criatura que se chama planta. Engraçado isso não? Desde que ouvi essa palavra, nesse contexto, passo alguns minutos dos meus dias debruçada sobre esse significado. É que essa palavra quase sempre quando não se refere as plantas, costuma ser utilizada como um grande desejo, algo utópico a ser alcançado. Eu entendo esse desejo, pois apesar de todo esse contexto acadêmico e problemático no qual esses pensamentos, desejos e esse texto está inserido: feliz ou infelizmente, nesse momento eu sou um ser acadêmico. E é por isso que a ideia desejável, da palavra "organicamente" me parece linda. Porque algo que cresce organicamente é algo que cria força aos poucos, é algo que pode vir a gerar frutos e que está de acordo com o ambiente. Não sei se sei de fato o que significa tal palavra, mas agora, escrevendo esse texto, me pego novamente debruçada sobre ela, e porque? Porque tenho procurado uma palavra pra descrever e me fazer entender a tamanha beleza que vejo naquilo tudo que cresce, organicamente, entre eu e você.