Mais um massacre em escola nos EUA

A onda de massacre em escolas nos EUA, em que alguém armado com uma arma de fogo atira aleatoriamente contra estudantes e professores, continua... Só neste ano já foram 18 ataques, sendo que em 10 houve registro de mortos ou feridos.

No ataque mais recente ocorrido na quarta-feira (14-02-18) à tarde, na escola de ensino médio Marjory Stoneman Douglas, na cidade de Parkland, na Flórida, 17 pessoas morreram, conforme autoridades do local. É o mais violento desde o ocorrido na escola primária Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, em 2012, quando 20 crianças com idades entre 6 e 7 anos e seis adultos foram mortos.

O atirador que foi identificado pela polícia local chama-se Nikolaus Cruz, de 19 anos, e é um ex-aluno problemático da escola, e adentrou a mesma com uma arma semiautomática AR-15 e efetuou disparos causando vítimas entre jovens e adultos.

O jovem autor no massacre foi detido pela polícia após ter sido localizado num bairro próximo à escola, de onde conseguira fugir infiltrado entre os alunos que fugiam dos disparos. Portava um fuzil AR-15 e várias munições e não reagiu, foi algemado e transportado para o hospital, para em seguida ser levado ao escritório do xerife de Broward para ser interrogado.

Em entrevista à ABC News, o estudante Walker, de 17 anos, disse que Cruz gostava de exibir facas e armas de fogo nas redes sociais, e que é doentio. E em entrevista ao jornal “Miami Herald”, Jim Gard, professor de matemática da referida escola, disse que os docentes e o pessoal da administração foram alertados no ano passado que o ex-aluno Cruz era uma ameaça e não deveria entrar na escola com uma mochila, tendo chegado a ameaçar vários alunos.

Uma pergunta que não quer calar, como uma arma de uso exclusivo das forças armadas foi parar nas mãos de um jovem de 19 anos? Alguma coisa esta errada no país mais poderoso do planeta! Apesar das leis frágeis que facilita o acesso às armas em muitos estados, uma arma desse calibre é proibida. (Aqui no Brasil, país mais violento do mundo, devido ao desarmamento não há tantas armas de fogo em circulação; e uma arma desse calibre só o crime organizado possui).

Pelo visto, essa arma foi adquirida ilegalmente. O problema dos EUA é também cultural, onde muitas pessoas gostam de exibir armas mesmo que a posse seja ilegal. Diante de tantas armas em circulação, é impossível que a polícia controle o porte por pessoas desequilibradas e até criminosos. Os EUA deveriam repensar em leis mais rígidas para a venda de armas, pois do contrário, os massacres vão continuar...

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 15/02/2018
Reeditado em 15/02/2018
Código do texto: T6254760
Classificação de conteúdo: seguro