Indefinição Trabalhista

Nós os operários, somos os degredados filhos de Eva, suspirando, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Parafrasieei a “ oração da Salve Rainha.”

O conceito de trabalhador difere teoricamente de operário. O saudoso Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, ficou nos devendo, melhor definição entre operário e trabalhador. O conceito trabalhador é muito amplo. O banqueiro e o bancário , são considerados trabalhadores. O gerente e o contínuo são colegas de classe. O engenheiro da construção civil e o servente, são colegas da mesma categoria. Acontece que a elite, criou uma divisão trabalhista; trabalhador qualificado... Ora! Os demais não são qualificados? Acredito que cada trabalhador, é qualificado dentro das funções determinada. Mão de obra qualificada, é uma maneira sutil de discriminação. As vezes com o trabalhador braçal, chamando-o de (Oreia Seca).

Poderíamos usar o termo proletário, mas aí a direita vem de cassetete família, bomba lagrimogêneo e chumbo grosso.

Alguém já viu greve de banqueiro? De latifundiário e empresários? Greves destes ricos? Acorda pião!!! Põe a cabeça para pensar! Não faça da cabeça um hospedeiro das teses burguesas!

Em São Paulo mudaram o nome da Av dos Trabalhadores, para Av. Airton Sena. Admiro a sua proeza como corredor da Formula 1, mas daí que ele era um trabalhador!... È muito para o meu colesterol. Mllionário, um Ás do volante, um artista! Acredito.

Este modesto texto foi escrito em 1999.

Lair Estanislau Aaves.