Calor, sol,compras,sorvete.Não necessariamente nessa ordem. Sai naquela tarde atendendo as tarefas do dia.Deixei as crianças no curso de música e aproveitei o tempo das aulas  para ir ao supermercado.Lista na mão e controle  no bolso.Os preços altíssimos  aumenta  os cuidados   na pesquisa ,marca ,qualidade.De repente deparo com o cartaz muito gostoso.     ‘Sorvetes em promoção ,seguido de uma ilustração tentadora.Minha boca enche de saliva. Olho o relógio.Vai dar tempo sim.
-Um sorvete por favor.Pego a ficha e enfrento pacificamente a fila. Passas ao rum com abacaxi.
A vendedora serve morango.Retruco.
-Por favor  troque , eu pedi outros sabores.
 O tempo corre, o sorvete demora e a fila  reclama....
Meu Deus !
Chega  minha delícia e nova surpresa.Ela joga o sorvete no lixo e se desculpa:
-Encontrei uma borboleta no sorvete.Desculpe, já trago outro.
-O quê? Não é só minha voz ,é um coro atrás de mim.
-Já vi formiga em comida , agora borboleta , já é demais.
-Não sei como caiu, justifica a moça.
Nova troca de pote,de taças e a minha dúvida continua a mesma . Tomo o sorvete ?E se vier uma barata no próximo?
Vem a chefe  do setor , pede desculpas toma a frente  e começa com um atendimento especial. Diz que meu sorvete será grátis para compensar os inconvenientes e me pede  para não reclamar à gerência. Fico com pena deles. Com uma reclamação eles podem  receber advertência e até perder o emprego.
Ela me traz uma linda taça  com os sabores que pedi.
Arrisco  tomar o sorvete ,por vontade ou ,com pena das garotas. Uma , duas ,três colheradas da delícia e nenhum sinal de borboleta. Fico feliz .Agora sim!.
Segura , continuo meu sorvete. Mas no finalzinho....
Fixo algo  escuro que não é uma passa.Analiso  e de volta meu sofrimento. Junto a taça de sorvete e esquecendo do pouco tempo volto à reclamação.
Dessa vez me dirijo à gerência.
Ele fica pasmo.Pede desculpas .
-Não senhor , dessa vez não desculpo.Já estou me dirigindo à vigilância  sanitária e demais órgãos de fiscalização.
-O gerente  repete as desculpas anteriores.
Penso  um  pouco mais , esquecendo  a compra  que preciso fazer .Concentro-me apenas no horário das crianças.
Ele então me  diz :
-Senhora ,o mercado oferece uma compra no valor duas vezes  da sua lista para não ir para frente  com essa denúncia.
Não acho certo. Mas não quero que ele perca o emprego.Sou muito mole.
 -Está bem, só dessa vez mas tenho mais uma exigência .
-Qual?
-Troque esse fornecedor e o coloque a par dessa ocorrência .Quanto a este estabelecimento tenha mais cuidados com o que compra e vende.
Cheguei em cima da hora para pegar as crianças e sem compras.
Continuo gostando de sorvete ,porém levarei uma pequena lupa  na bolsa  para futuras averiguações.